terça-feira, 24 de novembro de 2009

Novo PNE deve triplicar ensino profissional no Brasil


Durante seminário sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) realizado nesta terça-feira (24), no Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília, a deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) disse que o novo PNE vai contribuir para ampliar a oferta de ensino profissional e tecnológico no país.


Segundo a deputada, um dos objetivos do novo PNE é triplicar o número de Institutos Federais de Ensino Profissional e Tecnológico (IFETs). “Uma das metas do novo PNE é democratizar esse ensino para todas as regiões brasileiras, atingindo mil unidades de institutos federais.”, ressaltou.

O professor Marcelo, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, destacou que entre os objetivos do novo PNE estão: a verticalização do ensino - fazer com que o estudante vá do ensino fundamental até a pós-graduação; assegurar o financiamento e a manutenção dessa modalidade de ensino com a aprovação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Profissional (Fundep), proposto pelo senador Paulo Paim (PT/RS). O Fundep propõe que seja retirado 2% do Imposto de Renda e 7% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a educação profissional e tecnológica.

Além do PNE, a Comissão de Educação promoveu seminários sobre os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), sobre o desafio ibero-americano das metas educativas até 2021 e as Escolas Binacionais de Fronteira. Também participaram dos debates a presidente da CEC, deputada Maria do Rosário (PT-RS), e os deputados Ariosto Holanda (PSB/CE) e Alex Canziani (PTB-PR).

fonte;assessoria

Seguidores