Segundo a deputada, um dos objetivos do novo PNE é triplicar o número de Institutos Federais de Ensino Profissional e Tecnológico (IFETs). “Uma das metas do novo PNE é democratizar esse ensino para todas as regiões brasileiras, atingindo mil unidades de institutos federais.”, ressaltou.
O professor Marcelo, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, destacou que entre os objetivos do novo PNE estão: a verticalização do ensino - fazer com que o estudante vá do ensino fundamental até a pós-graduação; assegurar o financiamento e a manutenção dessa modalidade de ensino com a aprovação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Profissional (Fundep), proposto pelo senador Paulo Paim (PT/RS). O Fundep propõe que seja retirado 2% do Imposto de Renda e 7% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a educação profissional e tecnológica.
Além do PNE, a Comissão de Educação promoveu seminários sobre os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), sobre o desafio ibero-americano das metas educativas até 2021 e as Escolas Binacionais de Fronteira. Também participaram dos debates a presidente da CEC, deputada Maria do Rosário (PT-RS), e os deputados Ariosto Holanda (PSB/CE) e Alex Canziani (PTB-PR).
fonte;assessoria