quarta-feira, 18 de novembro de 2009

ROSALBA APÓIA PRÁTICAS PREVENTIVAS DE SAÚDE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A senadora Rosalba Ciarlini apresentou parecer favorável a quatro Projetos de Lei nesta quarta-feira, 18, na reunião da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Entre eles, o PLS nº 227 de 2008, que define práticas preventivas nos cuidados com a saúde, estabelecendo normas para o atendimento médico da criança e do adolescente no Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo do projeto, de autoria da senadora Patrícia Saboya, é garantir o aprimoramento da atenção a saúde de crianças e adolescentes. Para isso, a autora defende que estes recebam atenção integral e multidisciplinar para promover, proteger e recuperar sua saúde e o seu processo de crescimento e desenvolvimento.
A senadora Rosalba Ciarlini foi favorável a matéria argumentando que o projeto não melhora apenas a qualidade de vida na infância e na adolescência, mas garante também a qualidade de vida da população adulta. “A criança precisa ir ao médico antes mesmo de estar doente para garantir o seu desenvolvimento físico e psíquico”, afirma Rosalba.
Rosalba também ressalta que a aprovação do PLS representará um ganho indiscutível para o SUS, já que reduzirá a necessidade de internações hospitalares e a utilização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos. “A ação preventiva é fundamental para a identificação de doenças graves, que podem ser tratadas com mais eficácia com o diagnóstico precoce.”, defende a senadora Rosalba Ciarlini.
Como o projeto foi terminativo na CAS, agora aprovado segue para o plenário da Câmara dos Deputados. 
fonte;assessoria

Seguidores