O objetivo do projeto, de autoria da senadora Patrícia Saboya, é garantir o aprimoramento da atenção a saúde de crianças e adolescentes. Para isso, a autora defende que estes recebam atenção integral e multidisciplinar para promover, proteger e recuperar sua saúde e o seu processo de crescimento e desenvolvimento.
A senadora Rosalba Ciarlini foi favorável a matéria argumentando que o projeto não melhora apenas a qualidade de vida na infância e na adolescência, mas garante também a qualidade de vida da população adulta. “A criança precisa ir ao médico antes mesmo de estar doente para garantir o seu desenvolvimento físico e psíquico”, afirma Rosalba.
Rosalba também ressalta que a aprovação do PLS representará um ganho indiscutível para o SUS, já que reduzirá a necessidade de internações hospitalares e a utilização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos. “A ação preventiva é fundamental para a identificação de doenças graves, que podem ser tratadas com mais eficácia com o diagnóstico precoce.”, defende a senadora Rosalba Ciarlini.
Como o projeto foi terminativo na CAS, agora aprovado segue para o plenário da Câmara dos Deputados.
fonte;assessoria