segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Henrique assume compromisso com melhoria da educação básica no RN

O candidato do PMDB ao Governo do Estado, Henrique Alves, participou nesta segunda-feira (25) da  série de Diálogos com Candidatos ao Governo do Estado do RN, promovida pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação. O tema do encontro, que teve a participação da vereadora Eleika Bezerra (PSDC), foi “Educação e Políticas Públicas de Formação de Leitores”. Henrique se comprometeu com a valorização da educação básica e a elevação dos índices de avaliação de ensino do RN.

Segundo Henrique Alves, elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é uma das ferramentas do Governo Federal para medir a qualidade do ensino no país, será uma das metas do seu governo. “É na base onde o aluno irá adquirir as ferramentas necessárias para um bom caminho educacional. Por isso, precisamos investir na educação básica e na valorização do professor para conseguir melhorar os nossos índices de avaliação”, disse. E complementou: “Elevar o desempenho escolar e o Ideb são metas. E para isso não há outro caminho a não ser a valorização do professor. Porque é o aluno que vai demonstrar com o seu nível de aprendizado se a educação do Estado vai bem”.


Outro tema abordado pelo candidato foi a educação profissionalizante. Para Henrique, é fundamental investir no ensino profissionalizante para dar oportunidade de emprego para os jovens. “Precisamos investir no ensino profissionalizante e o caminho para isso é a parceria com os institutos federais, com o Governo Federal e com a iniciativa privada. O jovem precisa ter a oportunidade de conseguir inserção no mercado de trabalho e é uma obrigação do Estado oferecer essa oportunidade”, avaliou.

A implantação da escola em tempo integral será outra prioridade no governo de Henrique Alves. Henrique explicou que o Plano Nacional de Educação projeta a implantação em 50% das escolas públicas do ensino em tempo integral. “Conseguimos aprovar o Plano de Educação no Congresso na minha gestão na Presidência da Câmara e acho que o Rio Grande do Norte precisa pegar carona nessa meta federal para conseguir implantar aqui também a educação em tempo integral. Será uma prioridade no meu governo”, disse Henrique, complementando que é preciso parcerias para conseguir tirar a escola de tempo integral do papel. “Garibaldi, quando prefeito de Natal, foi quem fez a primeira escola integral no RN. Mas logo viu que a Prefeitura não teria como manter porque custa caro. É caro manter uma escola de tempo integral. Precisaremos fazer parcerias”, analisou.

Henrique ainda destacou a importância da leitura na formação do aluno e que é preciso motivar os estudantes para lerem cada vez mais. “Quando era líder do PMDB, ajudei a aprovar a lei que universalizou as bibliotecas no ensino público. Hoje, muitas delas ainda não têm estrutura para fornecer uma biblioteca qualificada, mas precisamos mudar esse quadro”, falou. Assessoria.

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores