segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Robinson destaca compromissos com a educação no RN

image As propostas de Robinson Faria (PSD) para o Governo do Estado no setor da educação foram apresentadas nesta segunda-feira (25) durante o evento Prazer em Ler. Ao lado dos também candidatos ao pleito de outubro, Robinson reafirmou compromissos com os alunos e professores.

“Temos que trazer os alunos para a sala de aula. Mas não é só trazer. Temos que ter professores capacitados para avançarmos na educação”, comentou.

Robinson assumiu o compromisso de retomar o Comitê Gestor da Lei do Plano Estadual de Leitura Literária nas Escolas – PELLE, de colocar professores nas bibliotecas como mediador de leitura dinâmico, criar o cargo de bibliotecário no Governo do Estado e ampliar o número de bibliotecas no Estado com apoio do Governo Federal.

No Rio Grande do Norte a taxa de analfabetismo é de 15,8%, uma das menores do Nordeste junto com o Estado da Bahia 14,4%. No que pese o RN ter sido o Estado que acolheu a experiência de alfabetização de adultos do educador Paulo Freire, na cidade de Angicos, ainda é elevado o analfabetismo em várias regiões do Estado, principalmente junto à população idosa.

Robinson defendeu ainda a articulação e diálogo entre os poderes municipal, estadual, federal e a sociedade para alfabetizar as crianças e fortalecer a escola, de modo que não ocorra a evasão e a reprovação. “Para nós, que fazemos parte do Estado, a educação tem que ser o bem de todos, das atuais e futuras gerações. É disso que precisamos. É nisso que acreditamos”, completou Robinson.

O investimento pedagógico na educação de jovens e adultos também foi destacado pelo candidato Robinson. “Tem que existir sintonia entre o EJA e os cursos profissionalizantes. O fortalecimento do Pronatec, oferecendo cursos de formação profissional para atender demandas e expectativas dessa população, vem sendo considerada como uma ação promissora. No nosso governo vamos aliar educação e mercado de trabalho”, garante.

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores