segunda-feira, 22 de junho de 2015

Ministro da Pesca participa de entrega de certificados do Pronatec na Escola Agrícola de Jundiaí nesta segunda-feira (22)

O Ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, participa hoje (22) da entrega de 900 certificados de conclusão de cursosprofissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ofertado em 32 municípios do Rio Grande do Norte pela Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias da UFRN.

Com o objetivo de capacitar pescadores e aquicultores, além de promover o desenvolvimento de pesquisas, aumento da produção e comercialização, a oferta de cursos da Escola Agrícola de Jundiaí através do Ministério da Pesca para a oferta de cursos de capacitação, iniciou em 2012 com a oferta de 110 vagas na área de Aquicultura. Em 2013, foram 280 vagas. Ao longo de 2014 os cursos ligados à aquicultura atingiram 50 municípios, beneficiando 1970 alunos.

Os cursos realizados em colônias de pescadores, comunidades rurais, assentamentos e escolas de todo o Rio Grande do Norte, capacitaram os beneficiários em Aquicultor, Operador em Beneficiamento de Pescado, Marinheiro Fluvial de Máquinas e Agente de Desenvolvimento Cooperativista.

De acordo com o Coordenador Adjunto do Pronatec/EAJ, Prof. Paulo Mário, oferta de cursos através do Ministério da Pesca e Aquicultura incentiva e melhora as técnicas de produção do pescado norteriograndense. “A oferta de cursos na área de aquicultura tem possibilitado a capacitação de produtores e pescadores em mais de 30 municípios, com isso, podemos perceber melhorias nas técnicas de produção, comercialização, higiene além da diversificação dos produtos”.

A cerimônia será realizada no Centro Esportivo Professor Lamartine Neto da Escola Agrícola de Jundiaí a partir das 17 horas. Além da presença do Ministro, o evento contará com a participação da Reitora da UFRN, Professora Ângela Paiva, além de prefeitos dos municípios atendidos, professores e colaboradores do Pronatec/EAJ/UFRN.

Municípios atendidos

Pedra Grande, São João do Sabugi, Caraúbas, Assú, Ipanguaçú, São José do Seridó, Severiano Melo, Upanema, Pedra Grande, Caicó, Alexandria, Apodi, Galinhos, Itaú, Jardim do Seridó, Jucurutu, Nísia Floresta, Pureza, Santa Cruz, São Rafael, Ceará-Mirim, Macaíba, Triunfo Potiguar, Tangará, Caiçara do Norte, Tangará, Caiçara do Norte, Itajá, Maxaranguape, Acari, Baía Formosa, Itaú, Poço Branco, Santa Cruz, Santana dos Matos e Natal.

por Cecília Oliveira - Assessoria de Comunicação Pronatec/Escola Agrícola de Jundiaí

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores