terça-feira, 23 de junho de 2015

FESTIVAL GASTRONÔMICO JUNINO COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA (25), NA PRAÇA PEDRO VELHO

imageDe 25 a  28 de junho, das 18h até 0h, haverá uma programação variada para crianças e adultos, com muitas tendas de restaurantes para degustar e conversar, bares e quiosques com cardápio regional e também de outras culturas, oficinas e palestras ao vivo na Cozinha Show, coreto com muito forró pé de serra e quadrilhas juninas

O evento tem entrada franca e conta com patrocínio da Prefeitura do Natal através do Programa Djalma Maranhão de Incentivo à cultura, Unimed Federação, Banco do Brasil, Natal Veículos/Espacial, Arituba Turismo.

Os sabores mais verdadeiros do Nordeste junino e as sonoridades que embalam as tradições musicais do período, como o forró, vão se encontrar em um único endereço a partir desta quinta-feira (25). Este ponto será a praça Pedro Velho (Cívica). A quase centenária praça de Petrópolis volta a ser ocupada, até domingo, 28 de junho, com mais uma edição do Festival Gastronômico Junino, evento que integra o calendário de festivais culturais e gastronômicos do Estado.  O evento tem entrada franca e conta com patrocínio da Prefeitura do Natal através do Programa Djalma Maranhão de Incentivo à Cultura, Unimed Federação, Banco do Brasil, Natal Veículos/Espacial e Arituba Turismo.

Das 18h até 0h, haverá variada programação para crianças e adultos, com muitas tendas de restaurantes para degustar e conversar, bares e quiosques com variado cardápio regional e também de outras culturas, oficinas e palestras ao vivo na Cozinha Show, coreto com muito forró pé de serra, apresentações de quadrilhas juninas e boa música local, e ainda uma tenda orgânica com produtos da agricultura familiar para degustação e compras.

Na quinta-feira (25), se apresentam as bandas Forró NaManha e Forró Legal e o forrozeiro Raimundo Flor, das 19h às 22h. Na sexta, quem estará animando o coreto são As Nordestinas e o cantor e compositor Fabiano Barbosa. No sábado 27, Arleno Farias e banda traz sua cantoria nordestina, seguido de Jaina Elne. O domingo tem Jarbas do Acordeon e Forró Meirão (formado por músicos do antigo Meirinhos do Forró).

Na praça, estarão com estandes os estabelecimentos da Cozinha da Totoia, Blackitchen, Cachaçaria Ombak, Papillon, tenda dos vinhos e embutidos, Tenda dos drinques, Bar 294, A Cozinharia, Paçoca do Pilão, Ateliê Culinário da chef Ítala Selda, Edi do Aracajé, Mediterrâneo Buffet, Mise en Place, Doceria Sweet cake, drinques, Ana Lima Tapiocaria, Temakeria Go!, Curva do Vento, Empório Bonal, Leo dos Caldos e tenda de comida de milho, entre outros.  Este ano, a produção planejou mais de um ponto para compra de pratos típicos de milho e doces locais.

OFICINAS NA COZINHA SHOW

Este ano, o Festival Junino estreia sua Cozinha-Show, uma tenda com ampla plateia onde serão realizadas várias oficinas gastronômicas. O chef Ângelo Medeiros, professor e pesquisador do Senac Barreira Roxa, fará uma releitura moderna de um São João em família; a chef cozinheira Dona Adalva, do Paçoca do Pilão, vai ensinar a fazer a famosa paçoca de carne de sol original que encantou chefs do mundo todo. A pesquisadora e chef Adriana Lucena promete mapear a história da cultura junina no Brasil, e a chef do Senac, Elizabeth Asssunção, vai ensinar modos de fazer a canjica de milho verde tradicional. O chef Fernando Gomes da Eloi Chaves vai ensinar a preparar uma mousse de tapioca e crocante de castanha, e o casal Kize Santos e Juliana Barros do Meu Barraco Bistrô, vão preparar Boteco de São João; Rodrigo Santana prepara um  Baião de dois moderno e o festival ainda recebe os top chefs , o uruguaio Francisco Gasteasoro Belzarena, e do francês François Schimitt, além de estudantes de gastronomia e técnicos do Senac/Barreira Roxa e UnP – Universidade Potiguar/Laureate. Este ano, o cerimonial da Cozinha-Show será do chef Gabriel Camilo.

As geleias artesanais da sabores nativos como mangaba e jaca; mel de abelha e castanhas orgânicas; hortaliças cultivadas sem qualquer fertilizante químico ou defensivo industrial; e frutas regionais orgânicas desidratadas. Estes são alguns produtos diferenciados produzidos pela agricultura familiar no Rio Grande do Norte, que estarão em exposição. Representando essas iguarias estão a Sabores da Vivenda (geleias nativas), Quinta Santa Rita (hortaliças), e as novidades Terra Firme (Mel e Castanhas orgânicas) e Sabor do Sol (frutas desidratadas).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTIVAL

SHOWS

Quinta, 25:

Das 18h a 0h:: Forró NaManha, Raimundo Flor e Forró Legal

Sexta, 26 :

Das 18h a 0h: Fabiano Barbosa e As Nordestinas

Sábado, 27:

Das 18h a 0h:Arleno Farias e Jaina Elne

Domingo, 28:

Das 18h a 0h:: Jarbas Do Acordeon e Forró Meirão (Meirinhos do Forró)

PROGRAMAÇÃO GASTRONÔMICA

Cozinha Show (oficinas e palestras ao vivo)

Dia 25 (quinta)

21h - Chef Elizabeth Assunção SENAC: Oficina: “Modos de fazer canjica”

22h30-  Chef Fabiana Dall Onder: Palestra: “Vinhos Naturais”

Dia 26  (sexta-feira)

20h - Chef Kize Santos e Chef Juliana Barros: “Meu Buteco de São João”

21h30 - Chef Fernando Gomes (Eloi Chaves): “Mousse de tapioca ao caramelo e crocante de castanha”

22h30- Chef Francisco Gasteasoro: “Oficina Sabor do Saber

Dia 27 (Sábado)

18h - Chef Adriana Lucena: Palestra e oficina “Comida e Cultura Junina”

19h30 - Chef Rodrigo Santana: Oficina “Versão moderna do baião de dois”

20h30 Chef Ângelo Medeiros: Oficina “Releitura contemporânea de um São João em Família”

22h - Chef François Schimitt: “Oficina La Minuta”

Dia 28 (Domingo)

18h Oficina infantil com alunos de gastronomia do Senac: “Oficina Surpresa”

20h – Encerramento oficina especial

Chef Dona Adalva: “Paçoca de carne de sol”

Estandes de restaurantes convidados

Tenda de Vinhos e embutidos

Restaurante da Totoia

Restaurante Blackitchen

Papillon Creperie

Ombak Cachaçaria e restaurante

Bar 294

A Cozinharia

Paçoca de Pilão

Curva do Vento

Atelier Culinário da Chef Ítala Selda

Quiosques convidados

Mise en Plase (Utensílios culinários e temperos)

Tenda de Drinks

Edi do Acarajé (comida típica)

Sweet Cake (doces)

Bonal (empório)

Go! Temakeria (Comida oriental fusion)

Cozinha Ecológica  da chef Debora Sá (funcional)

Tapiocaria da chef Ana Lima (regional)

Leo Caldinhos (regional)

Mediterrâneo Buffet do chef Michele Maisto (Antepastos, pães e massas)

Tendas da canjica e comidas típicas (regionais nordestinos)

Pavilhão dos Orgânicos e Agricultura Familiar:

Sabores da Vivenda (geleias naturais e compotas com frutas regionais)

Quinta Santa Rita (Hortaliças e ervas orgânicas)

Terra Firme (mel e castanhas)

Sabores do Sol (frutas desidratadas gourmet)

SERVIÇO

II Festival Gastronômico Junino

Praça Pedro Velho (Cívica) de 25 a 28 de junho a partir das 18hs. Entrada Franca

Realização: Circuito de Festivais Gastronômicos do RN

Coordenação geral: Walde Faraj (84 99983-0044/98713-2980)

Produção Executiva: Luzia Scarpini

Assessoria de imprensa: Fato Novo Comunicação

Dionisio Outeda 84 99974-3839/ 98820-8769/20100517

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores