sexta-feira, 17 de abril de 2015

Trilhas Potiguares de 2015 vai a oito municípios do RN

imageOito municípios do Rio Grande do Norte vão receber o Programa Trilhas Potiguares durante as férias do meio de ano de 2015: Ielmo Marinho, Jardim de Piranhas, Martins, Poço Branco, Riachuelo, Senador Eloi de Souza, Sítio Novo e Vera Cruz. A assinatura do convênio entre as prefeituras e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi no final da manhã desta sexta-feira, 17, no prédio da reitoria. Ao declarar que a passagem dos trilheiros da universidade marcou "positivamente" Martins, em 2014, a prefeita Olga Chaves Fernandes de Queiroz Figueiredo sugeriu uma parceria da UFRN com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, para conquistar mais adesões ao Programa Trilhas Potiguares.
Veterano em coordenar estudantes que participam dessa atividade de extensão, o Professor Marcos Vale, do CERES Currais Novos, resumiu a experiência “gratificante” de Viçosa, em 2014, destacando a visibilidade que a divulgação das ações do Trilhas, nas redes sociais, deu ao município.


Ao se dirigirem aos gestores municipais e coordenadores do Programa, a reitora Angela Maria Paiva Cruz e a vice, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, reconheceram a função social do Trilhas Potiguares, sobretudo por partilhar com as populações mais distantes o conhecimento que a UFRN produz. Independente da crise financeira que afeta o país e da redução de recursos para as universidades públicas, Ângela Paiva aconselhou a todos “para arregaçaram as mangas e fazerem o melhor possível”. “Nós gestores, agentes públicos, prefeitos, coordenadores, técnicos, devemos transformar o Trilhas Potiguares em uma presença qualificada nas cidades, em 2015”.
Por sua vez, a vice-reitora relembrou que essa atividade extensionista se associa, também, à pesquisa. “É freqüente alunos e professores participantes descobrirem assuntos para pesquisa, em áreas como educação ambiental, qualidade de vida, ou situações de saúde pública, paralelo às atividades do Trilhas”.
Estréia
A estréia deste ano no Trilhas Potiguares fica por conta da cidade de Riachuelo, localizada entre as regiões Agreste e Central. Com cerca de 8 mil habitantes e a maior parte das crianças matriculadas na escola, “a expectativa do município é trocar saberes com a UFRN, visando despertar suas potencialidades econômicas e sociais”, disse Rivaldo Bevenuto de Oliveira, secretário de Educação de Riachuelo. O Programa Trilhas Potiguares tem 20 anos e já cobriu mais de 100 municípios do RN.

Seguidores