O líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Manoel José dos Santos, morreu neste domingo (19) vítima de câncer, informou em nota o partido. O deputado estadual morreu aos 63 anos: era casado e pai de quatro filhos.
"O Partido dos Trabalhadores se solidariza com a família de Manoel dos Santos neste momento de inconsolável dor", diz a nota. Santos estava internado em São Paulo para tratar de câncer de esôfago, diagnosticado em 2014, conforme divulgou o Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Manoel foi eleito em 2014 com 55.310 votos. Filho de pequenos agricultores, o deputado teve trajetória política ligada à questão agrária. Foi presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), primeiro secretário rural da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e dirigente-fundador do PT em Pernambuco.
O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE) também emitiu nota de pesar em que lamenta a perda "do amigo e companheiro de lutas". O senador diz que, ao longo de sua trajetória política, não foram poucas as vezes em que viu Manoel colocar em risco a sua própria vida para defender os trabalhadores rurais.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, também lamentou a morte do deputado estadual, que classificou como um líder sindical comprometido com os trabalhadores rurais e uma liderança sólida e positiva.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Santos atuou na formulação de políticas públicas e sociais como a Previdência Rural, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Garantia-Safra, Cooperativismo Solidário e Desenvolvimento Rural Sustentável.
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil