terça-feira, 7 de outubro de 2014

XIV edição da SOI tem início nesta quarta (08)

image Simulação de Organizações Internacionais terá a participação de 450 inscritos
Na próxima quarta-feira (08), a partir das 19h, acontece a abertura da 14ª edição da Simulação de Organizações Internacionais (SOI), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A cerimônia, que será realizada no auditório da Reitoria da UFRN, contará com a presença da Excelentíssima Senhora Desembargadora Federal Margarida Cantarelli, que falará sobre tráfico internacional. Este ano, a Simulação será no campus da Universidade, e conta com a participação de aproximadamente 450 inscritos e 80 diretores dos comitês.
Há quatorze anos, a SOI vem simulando organizações internacionais que acontecem pelo mundo. Durante os debates, os participantes agem como diplomatas, chefes de Estados, juízes ou Ministros, por exemplo, simulando os processos de decisões e negociações que acontecem nas organizações ou tribunais mundiais. Os inscritos têm a oportunidade de debater assuntos da agenda internacional, como direitos humanos, segurança, economia, meio-ambiente, entre outros.
Em 2014, os comitês simulados serão: AGNU - Assembleia Geral das Nações Unidas;  CDH - Conselho de Direitos Humanos;  CDSI - Comitê de Desarmamento e Segurança Internacional; CELAC - Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos; CII - Comitê de Imprensa Internacional;  CSNU - Conselho de Segurança das Nações Unidas;  NATO - North Atlantic Treaty Organization;  OEA - Organização dos Estados Americanos; OPAQ - Organização para a Proibição de Armas Químicas;  SIDH - Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos; SpecPol - Comitê de Políticas Especiais e Descolonização.
O secretário geral da SOI deste ano, Altair Soares da Rocha Filho, é aluno do 7º período de Direito da UFRN. O estudante  falou sobre suas expectativas em relação ao início do evento. “As expectativas são as melhores possíveis, todos os anos nós conseguimos superar a tudo aquilo que é imaginado e esse ano não será diferente”, opinou.

Sobre a SOI
Os estudantes de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um dos pioneiros no desenvolvimento de Modelos, criaram, em 2001, a Simulação de Organizações Internacionais (SOI), seguindo os passos dos estudantes de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, que haviam criado o AMUN, o primeiro MUN do Brasil, três anos antes. A tendência se espalhou e o cenário de Modelos no Brasil se mostra bastante amplo e consolidado atualmente, contando com simulações em diversas cidades, como por exemplo, o MUNDI, em João Pessoa; a SONU, em Fortaleza; o TEMAS, em Belo Horizonte; e o UFRGSMUN, em Porto Alegre.
A SOI foi desenvolvida em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRN, numa iniciativa pioneira em todo Norte-Nordeste. A Simulação de Organizações Internacionais já obteve grande sucesso junto aos universitários do Rio Grande do Norte e de outros estados do Brasil e vem despertando o interesse da sociedade natalense, aumentando o conhecimento sobre questões relevantes do mundo contemporâneo.







Seguidores