sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Olimpíadas Inteligentes promovem doação de brinquedos para crianças carentes

image Muito mais do que uma disputa esportiva, as Olimpíadas Inteligentes promovem momentos em que as crianças estão envolvidas em competições e as emoções são trabalhadas para que os conflitos sejam resolvidos com a inteligência emocional. O evento, que aconteceu durante a Semana da Criança na Escola Lápis de Cor, também realizou arrecadação de brinquedos para doação.
O objetivo do projeto é formar crianças com inteligência emocional. “A gente percebeu que as crianças tinham muito dificuldade em perder durante as disputas esportivas. Dessa maneira, trabalhando em conjunto com os profissionais da Escola da Inteligência, desenvolvemos atividades para mostrar para os nossos alunos que o mais importante é a participação e a interação com os amigos da escola”, destaca Luciana Fortunato, coordenadora pedagógica da Lápis de Cor.
Além das Olimpíadas, durante a Semana da Criança os alunos foram incentivados a realizar doações para instituições de caridade. “A solidariedade precisa ser trabalhada desde muito cedo. Pode parecer uma ação simples, mais realizar a doação de um brinquedo ajuda na formação do caráter desses alunos. O mais interessante é perceber a felicidade deles em estar ajudando ao próximo”, destaca Luciana. Os brinquedos serão destinados para a Associação Caravana Semeando o Amor.
Em 2013, a Lápis de Cor Natal entrou para o seletivo time de escolas que fazem parte da rede da Escola da Inteligência, idealizada e comandada pelo renomado médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor Augusto Cury. Com quase 20 milhões de livros vendidos somente no Brasil, o Dr. Cury tem publicações em mais de 60 países.


Programa Escola da Inteligência
A iniciativa de criar o Programa Escola da Inteligência surgiu com a necessidade de apoiar instituições de ensino privadas e públicas desde o Ensino Infantil, Ensino Fundamental - 1º ao 9º ano, Ensino Médio - 1º ao 3º e EJA no desenvolvimento de uma cultura para o desenvolvimento da inteligência, das emoções e da construção de relações saudáveis.
Pelo método usado na Escola da Inteligência, da Escola Lápis de Cor, os alunos terão sua grade curricular enriquecida com mais uma disciplina, que será ministrada uma vez por semana. Entre os conteúdos, estão previstos gerenciamento da ansiedade e da insegurança, postura empreendedora e criativa, habilidades para a construção de relações saudáveis, administração de conflitos, cobate ao bullying e às drogas.
Já os pais, serão acompanhados pela própria equipe de Augusto Cury em reuniões de grupo mensais. A ideia é divulgar sete hábitos de “pais brilhantes”, em referência a uma obra de Cury. Os professores da ELC passarão por capacitação por meio de educação à distância e presencial com a equipe da Escola da Inteligência.
Durante o desenvolvimento do projeto, são os professores, a partir da vivência com os alunos, que irão indicar para a Escola os novos caminhos a serem adotados para melhorar a socialização das crianças. A avaliação de todo o processo é continuada.
A chegada da Escola da Inteligência à Natal vem no momento em que a população mundial assiste a perda de alguns valores sociais. Por exemplo, a Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, constatou que 75% dos alunos americanos estão se enxergando como menos empáticos e ligando menos para os sentimentos dos colegas do que há 30 anos. No Brasil, o Ministério da Educação já percebeu que 90% dos casos de dificuldade de aprendizado dos alunos se dá por conta de baixo autoestima e problemas comportamentais.
Por isso mesmo, é que ao longo de 25 anos, Augusto Cury tem desenvolvido a Teoria Multifocal de Educação, sendo a Escola da Inteligência fruto desta pesquisa.  Nas escolas que já usam o método no Sul e Sudeste do país, constatou-se melhoria em 89% das habilidades interpessoais das crianças. Além disso, em média, 86% dos alunos passaram a participar mais das aulas e outros 83% apresentaram avanço no desenvolvimento cognitivo. Da parte dos pais, 57% passaram a participar mais da vida escolar dos filhos.








Seguidores