sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Orquestra Sinfônica realiza concerto com atração internacional na Cidade da Criança

imageimage  O solista convidado, Larry Leung (China/EUA,) é especialista no instrumento Guzheng, jamais tocado em uma orquestra no Brasil
Concerto didático popular de outubro da Orquestra Sinfônica do rio grande do Norte traz novidades. A orquestra contará com um solista convidado internacional, o maestro, professor e instrumentista Larry Leung (China/EUA), especialista no instrumento Guzheng, jamais tocado em uma orquestra no Brasil. Apresentação acontece nessa segunda-feira (27), às 16h, em evento gratuito e aberto ao público na Cidade da Criança.
Sob o comando do Maestro Linus Lerner, a orquestra perfomará peças populares do repertório erudito, música popular brasileira e ritmos nordestinos. Repertório inclui a Suíte Carmen de Georges Bizet e passa por canções famosas de Tom Jobim, Luiz Gonzaga, Maestro Duda, entre outros. No momento principal da apresentação Larry Leung fará o solo da peça para Guzheng e Orquestra “Borboletas Amantes” (Zhanhao, He & Gan, Chen).
O objetivo do projeto de concertos didáticos da Orquestra Sinfônica, além da propagação da música e cultura, é a formação de um novo público no estado, buscando despertar o interesse pela música orquestral a partir da explicação do funcionamento da orquestra e seus instrumentos.
O concerto didático na Cidade da Criança acontece na segunda-feira (27), mas a vinda do maestro Larry Leung é em especial para participar do concerto mensal da OSRN pelo projeto Quintas Clássicas, marcada para o próximo dia 30/10. O projeto ocorre a cada última quinta-feira do mês e é promovido pelo Morada da Paz, por meio da lei de incentivo Djalma Maranhão da Prefeitura de Natal, e pela Cosern, por meio da lei de incentivo Câmara Cascudo. A iniciativa conta também com apoio do Governo do Estado, da Secretária de Cultura.

O Instrumento Guzheng

Esta será a primeira vez que o instrumento é tocado em um concerto oficial de orquestra sinfônica no Brasil. O guzheng ou Gu Zheng, pronuncia-se gudjang, é uma espécie de cítara chinesa. Tem em média 26 ou mais cordas e pontes móveis. O guzheng é o ancestral de diversas cítaras asiáticas, como a japonesa koto, o mongol yatga, a gayageum da Coréia, e os vietnamitas Djan tranh. No instrumento, pode-se usar técnicas comumente usadas em outros instrumentos de cordas, como o vibratto, friccionando as cordas a esquerda das pontes. O instrumento é tocado com plectros, espécies de palhetas, parecidas com unhas postiças normalmente com a ponta arredondada.
Serviço
Concerto Didático Popular oficial da Orquestra Sinfônica do RN – Dia 27 de outubro, 16h, Cidade da Criança. Entrada franca. Tel.: (84) 3232-2321 / (84) 8137-2047

Obs: Geralmente a segunda-feira é o dia em que a Cidade da Criança nãotem funcionamento. Excepcionalmente para o concerto os portões estarão abertos a partir das 15h.

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores