domingo, 19 de outubro de 2014

Vídeo premiado sobre bullying será exibido nesta segunda, 20

Grupo de estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina produziu o vídeo Besourinha, vencedor de concurso (Foto: divulgação) Besourinha é o vencedor do concurso Esporte para Todos: Meu roteiro de inclusão, entre 107 roteiros criados por estudantes do ensino médio público. O vídeo de Sarah Hellen Vieira e mais quatro colegas do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Chapecó, será exibido na próxima segunda-feira, 20, às 11h e 22h, na TV Escola, promotora do concurso.
Com 12 minutos, o curta-metragem conta a história de Sarah, uma menina vítima de bullying na escola. Apelidada ironicamente de besourinha pelos colegas de turma, Sarah, como tantas crianças e adolescentes sofre e, ao mesmo tempo, sonha em deixar de ser invisível aos olhos dos outros. É nas aulas de rugby, um esporte novo que chega à escola onde estuda, que Sarah vai conquistar o respeito dos colegas.
Com a ajuda do professor e treinador da equipe de rugby, a adolescente é encorajada a conhecer o esporte, experimentar, superar o medo e desafiar a si mesma. Essa é a síntese do roteiro escrito pela estudante com a orientação do professor de artes do IFSC, Gerson Witte, e participação de mais quatro colegas de curso.
Excelente desenhista. É assim que Gerson Witte classifica Sarah Vieira, de 16 anos, aluna do segundo ano do ensino médio integrado ao técnico de informática. “A Sarah é quieta, pequena, muito isolada, mas já vinha se destacando nas aulas de artes”, diz o educador. Único professor de artes do campus Chapecó do IFSC, Witte incentiva os estudantes a produzir filmes de animação, a dizer o que pensam e gostam. Foi assim que ele descobriu o talento de Sarah e de outros alunos.
Mas ele foi além da aula. Pediu a Sarah que contasse sua experiência com bullying. Quando a estudante disse ao professor que era chamada de besourinha e de outros apelidos, ele sugeriu a ela que fizesse uma pesquisa sobre o que são e como vivem os besouros, joaninhas, vagalumes. Ela pesquisou e escreveu a história.
No filme, Sarah é codiretora, roteirista e fez os desenhos das pessoas; o colega Luiz Henrique Pagliarini fez as fotos e desenhou os besouros com bico de pena; Eduardo Erik Trajan é codiretor e responsável pelo áudio; Daniel Mello Konflanz faz a montagem; Germano Nehring é produtor; o professor Witte orientou e fez desenhos. Os cinco estudantes, na faixa de 16 a 17 anos, são do curso de ensino médio integrado ao técnico em informática do campus Chapecó.
No Rio de Janeiro, a TV Escola fez oficina de capacitação com os estudantes nas áreas de roteiro, produção, direção, fotografia, som e finalização; em Chapecó, a TV auxiliou os estudantes na gravação de Besourinha, e em Brasília, os estudantes, junto com a equipe de editores e designers gráficos da TV Escola, finalizaram o roteiro. O prêmio é o aprendizado e a divulgação do roteiro.

Ionice Lorenzoni

Seguidores