sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Socioeducando participa de Fórum Nacional de Adolescentes em Brasília

image Um adolescente atendido pela Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac/RN) participou, de 17 a 19 de outubro, do Fórum Nacional de Adolescentes do Sistema Socioeducativo, em Brasília. O Fórum foi uma realização da Rede Nacional de Defesa do Adolescente em Conflito com a Lei (Renade) e contou com a participação de cerca de 30 adolescentes de todo o país.

O encontro tem como objetivo fortalecer o direito à participação de adolescentes inseridos no sistema de justiça juvenil, com a finalidade de garantir as normas nacionais e internacionais de direitos humanos.

André Mello*, 16 anos, foi escolhido para representar o Rio Grande do Norte por ter bom comportamento e apresentar uma boa articulação nas discussões. O adolescente, que cumpre medida de semiliberdade no Ceduc Nazaré, disse que a experiência foi proveitosa e que essas discussões devem acontecer mais vezes.

Para a assistente social da Fundac que acompanhou o adolescente, Ozinete Pessoa, a experiência foi muito boa para André*, que pode conhecer a realidade das outras unidades de internação e discutir questões relacionadas a socioeducação do país. “Ele participou do encontro com muito entusiasmo e disposição. Tenho certeza que essa troca de idéias e experiências foi muito proveitosa”.

As discussões realizadas no Fórum servirão de parâmetros para orientar a formulação do Plano Decenal Socioeducativo e para a elaboração de um manual sobre o sistema socioeducativo a partir do olhar dos adolescentes.

*Nome fictício, em cumprimento à Lei 8.069/1990.

Seguidores