O Dia da Criança, comemorado neste domingo (12), foi marcado pela reabertura da Cidade da Criança, em Natal. A Governadora Rosalba Ciarlini fez a entrega do espaço totalmente revitalizado para uso das crianças e também dos adultos.
“O nome é Cidade da Criança, mas este é um espaço preparado para receber a família, construído de forma que todas as idades possam aproveitar, com pista para caminhada, biblioteca, Casa de Vozinha, Escola de Artes, Museu Taxiderme; sem dúvida uma área para os pequenos e onde os adultos vão se sentir crianças novamente”, declarou a Governadora.
A reabertura aconteceu no início da manhã e contou com a presença da Secretaria Extraordinária da Cultura, Isaura Rosado, e da Secretaria Estadual de Infraestrutura, Kátia Pinto, além de um grande público formado por famílias que esperavam para conhecer o resultado da obra concluída recentemente. A Dona de Casa, Daíres Castro, trouxe os filhos Alessandro, de 10 anos, e Alexandro, de 8, para comemorar o Dia das Crianças no Parque. “Nós gostamos, achamos legal, pois tem muitos brinquedos e lugares para visitar”, disse Alessandro.
A recuperação do Parque manteve ambientes que existiam antes e possibilitou a criação de outros. São 25 mil m² com parque infantil, biblioteca, Casa de Vozinha, corredor cultural, escola de artes, anfiteatro, Museu Taxiderme, Espaço Emater com horta agroecológica, Museu RN na Copa, Igrejinha e a Lagoa Manoel Felipe com pedalinhos.
“Essa é uma obra que valeu a pena fazer porque é realmente um espaço que o natalense gosta e queria ter de volta, levamos um pouco mais de tempo pelas adequações que se faziam necessárias com relação a acessibilidade, limpeza da lagoa e paisagismo, tudo isso para que todos possam aproveitar plenamente a área e em segurança”, esclareceu a Chefe do Executivo.
A volta do funcionamento da Cidade da Criança foi um momento saudosista para muitos pais. A vendedora Ane Caroline conta que costumava vir ao local quando pequena e hoje trouxe a filha Ana Flávia, de 3 anos, para conhecer e fazer um piquenique juntamente com os sobrinhos “Eu acho que ela vai divertir tanto quanto eu me divertia aqui, é uma área muito boa, central e uma opção a mais para quem gosta de passeios com os filhos”, disse. A vendedora ficou feliz de saber as opções de lazer oferecidas após a revitalização. “Vou levá-la em todos os ambientes”, completou.
Outubro: Alegria da Criança
Para marcar a reabertura e comemorar o mês das crianças, a SECULT/FJA preparou uma programação especial. Do dia 13 ao dia 31 ocorrerão apresentações musicais, teatrais, oficinas, artes visuais, atividades lúdicas, brincadeiras, manifestações de cultura popular e muito mais.
A programação do "Outubro: Alegria da Criança" acontecerá de quinta a domingo e será totalmente gratuita.
O funcionamento normal do espaço será sempre das 8h às 18h, com a pista de corrida aberta a partir das 5h.
Obra de reforma
Interditada em 2008, a Cidade da Criança teve as obras de reforma, ampliação, adequação iniciadas em dezembro de 2009, pela construtora M&K, que desistiu do contrato em 2011. A obra foi novamente licitada, tendo a Construtora Ramalho Moreira reassumindo as obras em 2012. A cidade da criança teve investimento de R$ 9 milhões.
Agora todos os espaços foram recuperados, adequados aos padrões de acessibilidade, a lagoa passou por uma limpeza, tratamento de esgoto e dragagem e recebeu equipamentos de segurança.