A Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura irá participar da Virada Multicultural do Recife com a exibição gratuita de filmes. As sessões acontecem nesta sexta-feira (14) e sábado (15), sempre a partir das 17h. Destaque da programação é a exibição do curta Doce de Coco, com direção de Allan Deberton (CE), no qual é contada a história da família de Diana, que trabalha com a venda de cocadas caseiras.
Logo em seguida o curta Coco de Improviso e a Poesia Solta no Vento, dirigido por Natália Lopes (PE), relata a vida de Adiel Luna, 26 anos, poeta e repentista que encontra três coquistas de outra geração: Zeca do Pandeiro, Leôncio Bernardo e Ruy Pereira. Na sequência é a vez deRecife Frio, de Kleber Mendonça Filho (PE), uma ficção que fala sobre as transformações na vida cultural de Recife provocada pelas mudanças climáticas.
Serão exibidos ainda Nação Xicão Xucuru, de Hamilton Costa Filho (PE), produto da Oficina de Audiovisual para a Nação Xukuru-Ororubá, realizada no primeiro semestre de 2008 pela Cabra Quente Filmes, em parceria com a Funarte; My Way, de Camilo Cavalcante(PE), ficção que retrata a tristeza e solidão conduzindo uma narrativa que sai às ruas no carnaval; As Folhas, de Deleon Souto (PB), que narra a história de Rafael, um menino que vive em conflitos com seus familiares; e Incenso, de Marco Hanois (PE), ficção que se passa em uma imaginária cidade da Zona da Mata de Pernambuco.
A programação está inserida na Virada Multicultural do Recife, evento que irá movimentar vários bairros e espaços culturais da Região Metropolitana da Cidade com 48 horas de música, artes-cênicas, cinema, literatura, artes visuais, gastronomia e atividades formativas e recreativas. O evento é uma realização da Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura que visa dar maior visibilidade à produção cultural do Recife e do Nordeste, fortalecendo a cadeia produtiva e movimentando a economia local. A programação está disponível
Assessoria