Em viagem fora do Brasil, o presidente nacional do Democratas, José Agripino (RN), criticou a passividade da presidente Dilma Rousseff frente aos recentes escândalos de corrupção envolvendo mais um Ministério – dessa vez o do Esporte. Para o parlamentar, a falta de atitude da chefe do Executivo gera na sociedade a sensação de conivência e impunidade.
O senador garantiu que o DEM vai acompanhar de perto as investigações e exigir a punição de todos os culpados. “Nós vamos tomar providências no campo criminal para que, diante das evidências mostradas, entremos com processo de denúncia, apreciação dos fatos e impetração de processo criminal contra aqueles que forem flagrantemente imputados de culpa”, frisou.
O presidente do DEM também criticou a postura da base aliada ao governo federal em sempre impedir as investigações dos fatos. A oposição ainda tenta coletar as assinaturas necessárias para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar todos os escândalos do governo Dilma. “Como o governo impede a instalação das comissões parlamentares fica mais complicado a elucidação dos fatos. Nós tentamos e o governo subtrai as assinaturas. É um acalento para a impunidade”, conclui.
O ministro do Esporte, Orlando Silva, é acusado pelo policial João Dias Ferreira de participar de um esquema de desvio de R$ 40 milhões em oito anos, envolvendo convênios com Organizações Não Governamentais (ONGs).
assessoria