sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Governo garante ações emergenciais para abastecimento de água em Currais Novos, Acari e Carnaúba dos Dantas

imageDiante do colapso de falta de água no açude Gargalheiras, em Acari, um dos mais importantes do Estado, o governador Robinson Faria recebeu em audiência o prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, para apresentar ações emergenciais em relação ao abastecimento de água na região Seridó. A reunião teve participação também do diretor-presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Marcelo Toscano.

Para Currais Novos, a solução, após estudo dos técnicos e engenheiros da Caern, foi captar água da adutora de São Vicente, que será levada até o açude Dourado e distribuída para a cidade, com complemento de carros-pipa com capacidade de 50m³. Acari terá equipagem de cinco poços, além com carros-pipa com capacidade de 8 m³ para regularizar o abastecimento, enquanto Carnaúba dos Dantas será contemplada na próxima terça-feira com a retomada da adutora.

Segundo o governador Robinson Faria, as ações imediatas correspondem ao momento crítico de abastecimento no Estado. “Nós estamos passando por uma das piores secas das últimas décadas no Rio Grande do Norte, mas por meio dos nossos técnicos e de uma articulação integrada entre as secretarias é que podemos dar respostas ágeis em relação às questões hídricas, sobretudo na região Seridó. Esta é uma luta permanente, difícil, mas que estamos enfrentando para que nossos cidadãos possam continuar tendo acesso à água de qualidade enquanto a solução definitiva, que são as adutoras de engate rápido e de Carnaúba dos Dantas, não são concluídas”, garantiu.

Ezequiel Ferreira tratou como “urgente” as medidas e enfatizou o papel do Governo do RN nesse momento. “Desde o primeiro momento, o governador Robinson Faria, por meio da Caern e Semarh, se mostrou sensível a atual situação do Seridó e mostrou que têm boa vontade para garantir o abastecimento de água nas cidades”, declarou.

O prefeito Vilton Cunha também enfatizou a agilidade do Governo. “Tão logo tivemos a notícia do colapso do Gargalheiras já recebemos a visita da Caern para discutir as soluções possíveis e emergenciais. O governador entendeu o momento de gravidade da falta de água e de chuva, e apresentou soluções importantes”, disse.

Nota: Terça-feira?!!!

Seguidores