A Governadora Rosalba Ciarlini participou, na manhã desta segunda-feira (19), da abertura do XII Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (SIBESA), promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e ANDIS – Associação Italiana de Engenharia Sanitária e Ambiental.
Também participaram da abertura, o presidente da Abes Nacional, Dante Ragazzi, a presidente local, Geny Formiga, o presidente da ANDIS , Renato Gavasci o Diretor de Planejamento e Gestão Ambiental da Urbana, Josivan Cardoso, o Diretor Comercial e Financeiro da Caern, João Maria de Castro.
A Governadora Rosalba Ciarlini falou sobre importância de Natal sediar o encontro no momento em que o Rio Grande do Norte recebe grandes investimentos na área. Com o programa Sanear RN, o Governo do Estado, através da Caern, vai investir R$ 1,4 bilhão o que resultará um crescimento de 30% para 80% de saneamento em todo estado. Em Natal, a rede de esgoto deverá atingir 100% da cidade. “Esta é uma ação fundamental que fica para a saúde das pessoas e preservação do meio ambiente”, disse a Chefe do Executivo.
O SIBESA acontece a cada dois anos, no Brasil e na Itália alternadamente. O objetivo é debater os assuntos relacionados ao saneamento básico e promover a atualização dos profissionais que atuam em ambos os países com a troca de experiência. Nesta edição discute a gestão integrada, avanços tecnológicos e regulação dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e resíduos sólidos.
A programação vai até a próxima quarta-feira com a realização de palestras, mesa redonda, exposição de trabalhos técnicos e painéis. Cerca de 800 pessoas entre estudantes, pesquisadores e técnicos, do Brasil e Itália estão inscritos.