Os três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) localizados no bairro de Mãe Luiza, zona Leste de Natal, receberam, nesta terça-feira (27), a doação de um conjunto de livros infantis que visam incentivar o desenvolvimento de ações didáticas complementares no ambiente escolar. A iniciativa faz parte do projeto ‘Educação Infantil em Destaque’ desenvolvido pela vereadora professora Eleika Bezerra que, nesta primeira ação, contou com investimentos na ordem de R$ 3 mil proveniente do salário da parlamentar para o benefício de 389 crianças.
A entrega foi feita pela vereadora durante visita realizada na manhã desta terça-feira (27) aos CMEIs Padre João Perestrello, Galdina Barbosa S. Guimarães e Nossa Senhora de Lourdes. Cada unidade contemplada recebeu um conjunto de livros de literatura infantil e de banho, sendo três volumes por obra, o que totaliza 68 livros.
Para a vereadora Eleika Bezerra, ações que visam o fortalecimento da Educação Infantil são essenciais. “O alicerce de um adulto é formado justamente nesta faixa que vai de 0 a 5 anos. Se desenvolvermos atividades que estimulem a leitura nesta fase certamente formaremos bons leitores e bons cidadãos. Por isso, precisamos cuidar bem da semente na certeza de que, no futuro, colheremos bons frutos”, afirma a parlamentar.
Diretora do CMEI Galdina Guimarães, Carmen Lúcia Cavalcante ressalta a contribuição do livro ao desenvolvimento da criança. “Essa iniciativa da professora Eleika é louvável, uma vez que visa desenvolver o gosto e o prazer pela leitura justamente na fase mais importante da criança. Estamos muito satisfeitos porque a escola ganha, as crianças também e o futuro delas agradece”, pontua.
Para Ana Guimarães, diretora do CMEI Nossa Senhora de Lourdes, o incentivo à leitura deve começar nos primeiros anos da criança. “Costumamos ver trabalhos de desenvolvimento à leitura a partir dos 4 anos, mas é preciso entender que isso deve começar o mais cedo possível, até junto com os primeiros passos da criança. Então, receber um material como este é ter a responsabilidade de formar futuros leitores”, explica.
A expectativa é de que no segundo semestre, de acordo com as demandas dos referidos CMEIs, seja selecionado outro item para nova doação.