quinta-feira, 29 de maio de 2014

EDUCAÇÃO: Campus Currais Novos promove I Semana do Meio Ambiente

 Campus Currais Novos promove I Semana do Meio AmbienteEm comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, o Campus Currais Novos do IFRN realizará a I Semana do Meio Ambiente, com o tema “Pensando a Gestão dos Resíduos Sólidos no Seridó/RN: a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Desafio de Uma Implementação Cooperada”. Promovida em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Departamento de Políticas Públicas (DPP) e Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR), o seminário acontecerá nos dias 4 e 5 de junho, no próprio campus.

Por ocasião da promulgação da PNRS (Lei nº 12.305) no ano de 2010 e sua implementação neste ano, o evento tem o objetivo de realizar um debate interdisciplinar sobre as implicações da operacionalização da PNRS na região do Seridó/RN, a qual está dentro do Consórcio Público Regional de Resíduos Sólidos do Seridó/RN.

Quanto a programação, serão realizados Painéis de Discussão com temas que abordem a questão em tela, além da exposição de uma Mostra de Vídeos sobre diversos assuntos dentro da temática ambiental, bem como Oficinas sobre reaproveitamento de alimentos e produção de objetos e papel reciclado artesanal.

O consumo cada vez mais crescente está transformando os espaços geográficos em áreas degradadas não só do ponto de vista ambiental, mas também social, sobretudo pela crescente geração de resíduos que são descartados pelo setor produtivo, poder público e pelas populações. Sendo assim, a crise ambiental que ora está instalada é o resultado de práticas predadoras que causam impactos ambientais muitas vezes irreversíveis que afetam desde as populações mais vulneráveis até as que acreditam estarem “imunes” a essas mazelas.

Seguidores