quarta-feira, 21 de maio de 2014

Incubadora RN Criativo será inaugurada próxima quinta-feira (22.05)

O Rio Grande do Norte recebe o projeto Rede Incubadoras Brasil Criativo. A inauguração da sede da incubadora será na próxima quinta-feira (22.05), às 15h, no Centro de Documentação Cultural Eloy de Souza - Solar João Galvão – Av. Câmara Cascudo, 431- Cidade Alta.

A solenidade de abertura contará com as presenças da Ministra da Cultura, Marta Suplicy, da Governadora do Estado do RN, Rosalba Ciarlini, do Secretário da Economia Criativa, Marcos André Carvalho, da Secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, dentre outras autoridades e parceiros do programa.

Projeto Brasil Criativo

As Incubadoras são centros de inovação, empreendedorismo, formação, fomento e promoção. São espaços de convívio e interação multissetorial entre empreendedores criativos e multi-institucional que reúnem governos, bancos, universidades, sistema S e sociedade civil, promovendo o compartilhamento de experiências e fortalecimento de redes e coletivos.

A Rede Incubadoras Brasil Criativo está presente em 13 estados da federação: Acre, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

O programa conta com investimento de R$ 40 milhões e tem como princípios norteadores a diversidade cultural e inclusão social.

RN Criativo

A Incubadora RN Criativo vai atuar em todo estado de Rio Grande do Norte, dando suporte aos Pontos de cultura e as Casas de Cultura Popular.

É uma parceria entre o MINC e a Secretaria Extraordinária de Cultura/Fundação José Augusto. Os recursos são oriundos do Ministério da Cultura e da Secult/FJA, num investimento de 1 milhão e meio de reais, sendo 1 milhão e 200 mil do MINC e 300 mil da Secult/FJA.

Em Natal, o escritório da incubadora irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00, oferecendo formação e consultoria a agentes culturais. Terá uma equipe de profissionais qualificados a disposição dos agentes culturais, formada por: dois atendentes, dois agentes administrativos, seis agentes territoriais, um assessor de comunicação e marketing, um coordenador de articulação, um coordenador de capacitação/formação, um coordenador de empreendedorismo e inovação, um coordenador executivo do projeto e um coordenador técnico de gestão.

Os municípios sedes de Casa de Cultura Popular que serão atendidos pelos serviços da incubadora são: Alexandria, Angicos. Apodi, Assú, Caicó, Campo Grande, Caraúbas, Cruzeta, Currais Novos, Florânia, Goianinha, Grossos, Janduís, Jardim do Seridó, Lagoa de Velhos, Lajes, Macaíba, Martins. Nova Cruz, Parelhas, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Santana do Matos, São José do Campestre, Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas, Umarizal, Viçosa.

Ações das incubadoras

As Incubadoras Brasil Criativo ofertam gratuitamente aos agentes culturais  cursos e consultorias, planejamento estratégico, assessoria contábil, jurídica, de comunicação e marketing, elaboração de projetos e captação de recursos. Os espaços também sediam balcões de crédito, formalização, formação técnica e escritórios de direito. As atividades serão desenvolvidas por equipes locais, em diálogo com as potencialidades criativas de cada região.

São parceiros do programa, dentre outras instituições, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação, Ministério do Turismo, as secretarias estaduais e municipais de Cultura, secretarias de Desenvolvimento Econômico, SEBRAE, SENAC, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e universidades.

A Economia Criativa reúne em torno de vinte setores da nova economia e que atualmente são os que mais crescem e geram emprego no mundo, com base em um processo criativo e de inovação, que agrega valor a produtos e serviços, gerando riqueza cultural e econômica. A Rede Incubadora Brasil Criativo visa potencializar os empreendimentos nesses setores, posicionando a cultura um dos principais eixos estratégicos de desenvolvimento do país.

Seguidores