terça-feira, 20 de maio de 2014

Aluno do IFRN participa da II edição da maratona Hackathon em Brasília

Aluno do IFRN participa da II edição da maratona Hackathon em BrasíliaTransformar informações de interesse público em projetos e serviços visando à melhoria da educação. Esse é o propósito do Hackathon Dados da Educação Básica, uma espécie de maratona de hackers, programadores, designers e inventores em geral para promover o desenvolvimento de projetos que objetivem a transparência de informações públicas por meio de tecnologias digitais. A segunda edição do evento foi realizada no último final de semana, 16 a 18, em Brasília/DF, e selecionou 40 ideias de 11 estados brasileiros, entre elas, o projeto do aluno do curso Técnico Integrado em Informática doCampus São Gonçalo do Amarante do IFRN, Júlio Virgínio, único representante do Estado.

Neste ano, a Hackathon estimulou a criação de trabalhos para a divulgação de dados educacionais. A iniciativa tem à frente o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Fundação Lemann. Todos os gastos dos participantes com passagens aéreas, alimentação, hospedagem e traslados foram custeados pelo Inep.

Os participantes tiveram 48 horas para desenvolverem um projeto na área delimitada pela maratona e Júlio Virgínio integrou-se a mais três programadores para elaborar um jogo virtual denominado Up6. Neste “game” os estudantes poderiam administrar a própria escola, com recursos pré-definidos, tendo a finalidade de aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da instituição. “A ideia era conscientizar os alunos de que as melhorias repercutem na qualidade do ensino, como também, estimulá-los a reivindicarem, junto aos gestores, melhorias nas suas escolas”, explica o aluno.

O projeto desenvolvido rendeu elogios da organização do evento e Júlio Virgínio comemorou  a experiência vivida nos três dias de evento. “O conhecimento e a experiência  adquiridos foram sem comparação, é uma oportunidade ímpar que tive de aprender com novas informações e conhecer pessoas com ótimas ideias”, destacou o jovem, que já está pensando no desenvolvimento de novos projetos para edições futuras do Hackathon.

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