sexta-feira, 22 de maio de 2015

Vilton Cunha se reúne com secretário da SEMARH e pede urgência e soluções para abastecimento de Currais Novos

imageA discussão de soluções urgentes para a melhoria no abastecimento de Currais Novos foi tema de reunião entre o prefeito Vilton Cunha e o secretário estadual de meio ambiente e recursos Hídricos, Mairton França, na manhã desta sexta-feira (22) no Gabinete Municipal, reunião que contou com a presença da imprensa local e de assessores da SEMARH. Vilton pediu urgência e medidas concretas para amenizar o problema no abastecimento do município, ocasionado pela gravíssima estiagem. “Apresentei algumas medidas e ações que o Governo junto aos órgãos competentes podem tomar para nos ajudar, e tenho certeza que a visita do secretário sinaliza uma resposta positiva para nossos pedidos”, disse Vilton. O secretário da SEMARH apresentou três possíveis soluções que já estão em estudo e devem ter seus diagnósticos apresentados em breve: estudo da qualidade da água e vazão de 27 poços localizados próximo à adutora Acari – Currais Novos; sondagem do aluvião do Gargalheiras; e a ampliação da captação de água para a adutora Serra de Sant’Ana. “O plano estratégico do governo para todo o estado é a perfuração e recuperação de poços, construção de cisternas, recuperação de dessalinizadores, e a extensão do programa operação pipa para as zonas urbanas”, disse Mairton. De acordo com a SEMARH o nível da barragem “Armando Ribeiro Gonçalves”, principal reservatório do Rio Grande do Norte, está entre 29% e 30% de sua capacidade total, abastecendo toda a região oeste, médio oeste e a serra de Sant’Ana.

Vilton Cunha pediu ao secretário Mairton França um estudo da viabilidade de interligação entre a adutora de engate rápido Currais Novos/Acari com a adutora Serra de Sant’Ana no trecho de Florânia, como também a construção de um ponto na adutora para o abastecimento de carros pipa, o que facilitaria o deslocamento dos veículos que hoje são abastecidos em Macaíba. Mairton afirmou que a SEMARH e CAERN já estão realizando estudos para apresentarem a viabilidade das soluções apresentadas.

VIAGEM

         Após a reunião com o secretário da SEMARH, o prefeito Vilton Cunha falou à imprensa currais-novense sobre as reivindicações e projetos que apresentará em Brasília na próxima semana. No Ministério do Turismo, Vilton apresentará ao ministro Henrique Alves o projeto da estrada Currais Novos – Frei Martinho/PB, com a justificativa de interesses econômicos e turísticos; ao Ministério da Integração, o prefeito de Currais Novos pedirá mais recursos para obras e ações que melhorem o abastecimento da cidade; em outros ministérios e coordenadorias, Vilton pedirá a liberação de recursos para a ampliação do abatedouro público (R$700 mil), Centro Turístico “Pedra do Cruzeiro”, conclusão de creches, Feira Livre, pavimentação de ruas, implantação da UPA 24 horas, entre outros assuntos. Durante este período o prefeito participará da “XVIII Marcha dos Prefeitos”, que tem como um dos objetivos apresentar reivindicações e discutir soluções para a crise financeira que prejudica os municípios brasileiros.

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores