quarta-feira, 6 de maio de 2015

Pau dos Ferros: Nasf realiza encontro com grupo de tabagistas

imageA Secretaria de Saúde (SESAU) do município realizou o primeiro encontro do grupo de tabagistas “Respirando Saúde” na noite de ontem, 5, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Pedro Diógenes Júnior, no bairro São Benedito.
Vinte participantes – entre usuários e pessoas da comunidade – estão sendo acompanhados pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), cujo trabalho tem como objetivo oferecer apoio aos pacientes usuários do tabaco, através de uma abordagem cognitivo-comportamental e auxílio medicamentoso.
A equipe multiprofissional busca contribuir para a redução da morbi-mortalidade causada pelo uso do tabaco e prevalência de fumantes. “O tabagismo é causa de 40 a 45 % de todas as mortes por câncer”, disse o coordenador do Nasf, Antônio Carlos Oliveira.
Segundo Antônio Carlos, “a participação no grupo deve ser por livre e espontânea vontade do usuário, que tem de participar de nove encontros semanais”. Só após essas reuniões, a Sesau irá abrir novas inscrições.
Problema de saúde pública que afeta milhares de pessoas de todas as faixas etárias, classes sociais, raça, sexo ou religião, o tabagismo precisa ser combatido. E, assim, tem pensado a gestão atual da Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros.

Seguidores