segunda-feira, 25 de maio de 2015

Alunos do curso multicampi de medicina da UFRN iniciam estudos em Currais Novos

imageOito alunos do curso de medicina multicampi da UFRN se reuniram na manhã desta segunda-feira (25) com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Currais Novos para conhecerem a estrutura da saúde básica do município e os programas desenvolvidos com a população. O encontro contou com a presença de Gabriela Beserra (Coordenadora SEMSA), Edilma Dantas (educadora em saúde), Ana Clara Dantas (coordenadora do setor de epidemiologia), Manoel Galdino (setor epidemiológico), e dos professores médicos Giordano Bruno e Patrícia Cavalcante, e do enfermeiro e vice diretor da escola médica do curso multicampi, Lucas Pereira, que também é o coordenador da atenção básica de saúde de Currais Novos.

         De acordo com Patrícia, que ministra a disciplina “vivência integrada à comunidade”, os 40 alunos do curso foram distribuídos em oito cidades para a prática dos estudos. “Os alunos terão um mês de vivência na rede básica de Currais Novos para conhecerem o sistema municipal de saúde, se integrarem com a gestão e as equipes de Estratégia de Saúde da Família, além de conhecerem as políticas públicas desenvolvidas no município”, disse a médica. Para Giordano Bruno é importante esse contato dos alunos com a comunidade para eles entenderem a dinâmica da estratégia de saúde da família. Nesta primeira semana os alunos irão acompanhar, observar e participar de atendimentos e ações realizados pelos profissionais de saúde das diversas categorias (acolhimento, vacinação, visitas domiciliares, atendimentos individuais e em grupos, educação em saúde, vigilância, etc).

A Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte apresenta um novo formato, tendo atividades em Caicó, Currais Novos e Santa Cruz, além de estender outras ações para municípios circunvizinhos a estas cidades polo. O objetivo central é promover a formação médica de excelência, apoiada no compromisso social de contribuir para a inovação dos serviços de saúde e a melhoria progressiva da qualidade de vida da população. As metodologias de ensino-aprendizagem são centradas no estudante e o projeto do curso enfatiza o ensino baseado na comunidade e no sistema de saúde, aprendizagem baseada em problemas, ensino de habilidades clínicas e emprego de tecnologias de informação e comunicação.

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