quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO TECNOLOGIA EM SAÚDE FECHA PARCERIA INÉDITA COM A SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE

Um Sistema informatizado visa eficiência no combate ao mosquito da dengue em todos os municípios do estado.

O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) do Hospital Universitário Onofre Lopes da UFRN, fechou uma parceria inédita com a Secretaria de Saúde do Estado. O objetivo é melhorar o monitoramento dos focos do mosquito Aedes aegypti utilizando o sistema Observatório da Dengue, através de um dispositivo móvel. Convênio parecido foi firmado com a Secretária de Saúde de Natal em maio do ano passado.

A apresentação do sistema Observatório da Dengue acontece durante a reunião ordinária do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) do RN, nesta quarta-feira (11), das 9h às 12h, no Praiamar Natal Hotel, e contará com a presença dos 167 gestores municipais da saúde do estado.

O sistema permite o registro de todas as informações sobre a visita do agente de endemias, contendo um mapa indicando cada rua, imóvel, e outros dados de todo o trabalho feito. Além de permitir o mapeamento dessas informações em tempo real, o sistema monta uma base de dados que poderá ser utilizado no combate à doença de forma mais eficaz e na prevenção de surtos de dengue e da febre chikungunya. O mapa, por sua vez, proporciona acompanhar as ocorrências com grande antecedência e permite o conhecimento dos casos de foco do mosquito com maior precisão.

A população também poderá contribuir por meio do sistema, basta acessar o site ou instalar o aplicativo em seu dispositivo móvel, se registrar utilizando uma conta de e-mail e então informar um foco e/ou um caso de dengue. O registro por e-mail é uma forma de autenticação e servirá para coibir a disseminação de informações falsas. Com a ferramenta, as secretarias de saúde poderão acionar os agentes de endemias que irão ao local fazer uma visita técnica para tratamento e controle do mosquito.

O projeto foi idealizado pelo médico epidemiologista, Dr. Ion de Andrade, e materializado pelo Prof. Ricardo Valentim e equipe do Telessaúde/RN.

Seguidores