quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Rio Grande do Norte garante com Ministério da Integração R$ 22 milhões para obras hídricas

image O ministro da Integração Nacional Nacional, Gilberto Occhi, recebeu na noite desta terça-feira, 24, em Brasília, a comitiva formada pelo Governador Robinson Faria, a senadora Fátima Bezerra, o deputado federal Fábio Faria, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, o presidente da Caern, Marcelo Toscano, e o prefeito de Mossoró, Francisco Júnior. Na reunião, o Governador destacou como prioridade a conclusão das obras da Barragem de Oiticica, e recebeu a notícia que já estão garantidos e faturados R$ 22 milhões, que devem estar disponíveis na próxima semana para obras hídricas no Rio Grande do Norte. Na ocasião, o Governador entregou ao ministro o termo de compromisso do Governo do Estado com as famílias de desabrigados da Barra de Santana, assinado na semana passada em solenidade realizada na Governadoria. O ministro declarou: "podem contar com a nossa gestão junto ao tesouro para regularizar a manutenção do fluxo de pagamento", disse o ministro.

O cronograma da barragem projeta a conclusão para julho de 2017 com a criação da Nova Barra de Santana, realocando cerca de 4 mil pessoas e contemplando a construção de um novo cemitério.

Na próxima terça-feira um representante do Ministério da Integração irá ao Rio Grande do Norte para ultimar a liberação dos recursos necessários para a conclusão da adutora do Alto Oeste com previsão de ser concluída no próximo mês de junho.

No encontro, foi apresentado ainda o Plano de Emergência de Convivência com as Secas, e tratadas medidas emergenciais para abastecimento de água em cidades colapsadas no Rio Grande do Norte como a instalação de cisternas de uso coletivo e a ampliação da Operação Carro-Pipa.

Adutora

A adutora do Alto Oeste tem 288 km de extensão, a partir das barragens de Santa Cruz do Apodi e do açude de Pau dos Ferros. O sistema adutor é composto de dois sistemas independentes: o subsistema de Pau dos Ferros, que está finalizado, e o subsistema de Santa Cruz.

Quando concluída, serão beneficiadas 208 mil pessoas no Oeste potiguar. Com a água da barragem de Santa Cruz serão beneficiadas as cidades de Itaú, Rodolfo Fernandes, Taboleiro Grande, Riacho da Cruz, Umarizal, Olho D’água dos Borges, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Antônio Martins e João Dias.

Já com a água captada do açude de Pau dos Ferros serão supridas as cidades de Luís Gomes, São Francisco do Oeste, Rafael Fernandes, Marcelino Vieira, Pilões, Alexandria, Tenente Ananias, Riacho de Santana, Água Nova, José da Penha, Major Sales, Paraná e Pau dos Ferros. A obra também atenderá 66 comunidades rurais na bacia do alto e médio Apodi.

Nota: Já a adutora Parelhas a Carnaúba dos Dantas que se encontra 99,99% pronta vai passar por um DIAGNÓSTICO !!! Esse “diagnóstico” deve ser por tempo determinado ou seja perto das eleições.

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores