terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Pré-Conferência das Nações Unidas para Combate à Desertificação acontece em Campina Grande

image O evento preparatório para a 3ª Conferência Científica Internacional da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD) acontece na sede do Insa, nos dias 25 e 26 de fevereiro

Nos dias 25 e 26 de fevereiro, Campina Grande sediará o “Seminário Nacional Combate à Desertificação, Degradação das Terras e Convivência com a Semiaridez para Redução da Pobreza e um Desenvolvimento Sustentável”. O evento será realizado no auditório do Insa,correspondente científico do Brasil na UNCCD, e terá início na quarta-feira, a partir das 8h.

Será o evento preparatório para a participação de representantes do Brasil na 3a Conferência Científica Internacional da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD), a ser realizada em Cancún, México, no período de 9 a 12 de março deste ano.

O evento preparatório é uma realização do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), em parceria com o Departamento de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente (DCD/MMA), a Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA Brasil) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil.

Pesquisadores que atuam em diversas áreas no Semiárido brasileiro estarão reunidos com o objetivo de discutir, à luz do conhecimento científico, tecnológico, popular e práticas tradicionais, vulnerabilidades e estratégias de adaptação dos ecossistemas da região semiárida brasileira (particularmente dos agroecossistemas) e das populações das regiões afetadas pelo processo de desertificação, incluindo aquelas que recentemente se tornaram susceptíveis às consequências das mudanças climáticas.

O evento contará com três painéis: o primeiro fará um diagnóstico da vulnerabilidade e capacidades de adaptação dos ecossistemas e populações das regiões afetadas pelas mudanças climáticas; o segundo debaterá a implementação de tecnologias a partir do conhecimento adquirido por meio das experiências bem sucedidas com uso do solo, segurança hídrica, agroecossistemas, manejo florestal sustentável, entre outros; já o último discutirá métodos de monitoramento e avaliação da desertificação.

Os conhecimentos compartilhados e as diretrizes definidas durante o evento irão subsidiar o posicionamento da delegação brasileira que participará da 3ª Conferência Científica da UNCCD.

Conferência Científica da UNCCD

A UNCCD abrange 193 países e estabelece padrões de trabalho e metas internacionais para construção de soluções que atendam às demandas socioambientais nos espaços áridos, semiáridos e subúmidos secos, particularmente onde residem as populações mais pobres do planeta. A Conferência Científica Internacional da UNCCD tratará da luta contra a desertificação, a degradação das terras e a convivência com a seca para a redução da pobreza e o desenvolvimento sustentável, com foco na contribuição da ciência, da tecnologia, dos conhecimentos e práticas tradicionais.

O objetivo da Conferência que ocorrerá em Cancún é atrair uma gama mais ampla possível de conhecimentos científicos, locais e tradicionais, que possam ser aproveitados para trabalhar a diminuição da pobreza e um desenvolvimento sustentável nas áreas suscetíveis à desertificação, à degradação dos solos e à seca.

Texto: Matheus Lino (Ascom do Insa)

Edição: Catarina Buriti (Ascom do Insa)

(83) 3315-6400/6439/9999-7060

Seguidores