segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Prefeito de Ipanguaçu Leonardo Oliveira faz leitura da mensagem anual e anuncia concurso público

image Na noite da última sexta-feira, 20, o prefeito Leonardo Oliveira participou por mais um ano, desde que assumiu o primeiro mandado em 2009, o pronunciamento oficial da mensagem anual. A leitura abre os trabalhos do poder legislativo ipanguaçuense. Na tribuna o gestor municipal apresentou os resultados dos trabalho desenvolvidos em 2014 e as metas para o ano. 
No início do discurso, Leonardo falou dos momentos em que o município passou por situações nunca vista em sua história política e administrativa, afastamento de prefeito, afastamento de vereadora, eleição suplementar, anulação de eleição, retorno de prefeito e vereadora aos cargos, uma verdadeira turbulência de acontecimentos que gerou grande instabilidade política e administrativa na cidade. 
“Tudo isso poderia ter sido evitado se a soberania dos cidadãos ipanguaçuenses tivesse sido respeitada. O direito de escolha do povo honesto de cada recanto de Ipanguaçu prevaleceu, fomos eleitos para um mandato de quatro anos, e cumpriremos com responsabilidade e respeito aos princípios constitucionais que norteiam administração publica”, disse. 

Na apresentação dos dados, em destaque o prefeito falou da queda da desigualdade na renda entre as famílias, segundo o IBGE nos últimos anos o índice caiu para 15,39%. Para o gestor, “esse dado é reflexo da qualificação que é o principal caminho para ingresso de novos profissionais no mercado de trabalho, e as novas oportunidades que surgem com o crescimento social da cidade”, disse, destacando ainda o Pronatec, que vem gerando qualificação profissional a centenas de pessoas. 
No que se concerne à educação em 2014 o município conquistou o 1º lugar no Prêmio Construindo a Nação com o projeto “Ipanguaçu Cidade que Lê” na categoria política públicas e privadas. Mais um projeto em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos educadores. Professores e alunos sendo ainda finalistas nas etapas regionais da Olimpíada de Matemática e entre os 25 finalistas da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa.
Leonardo reafirmou o cumpriremos a partir deste mês de fevereiro o reajustar o piso nacional de professores em 13,01%, o valor passará a ser de R$ 1.917,78 para docentes de escolas públicas com 40 horas de trabalho semanais. O valor anterior era de R$ 1.697,39. O prefeito ainda mencionou aquisição de mais três ônibus escolares, hoje somando a frota um total de 15 ônibus e micro-ônibus. 
Uma nova parceria que surge em 2015, segundo Leonardo é com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, à UFRN, onde 55 professores vão participar do curso de pós-graduação em Leitura mais neurociência: onde acompanharão e integrarão os alunos da educação infantil e do 4º ano das escolas públicas da cidade. O projeto-piloto será desenvolvido em Ipanguaçu em parceria com a Secretaria de Educação. Além disso a Prefeitura efetivou adesão ao programa Saberes da Terra, onde 75 jovens de 18 a 29 anos Arapuá, Língua de Vaca e Tabuleiro Alto participarão do programa. A aula inaugural está previsto para o fim de maço. Outra adesão é do EJA PRONATEC; previsto para ter inicio no segundo semestre de 2015, onde atenderá 150 pessoas.
Na saúde o prefeito Leonardo frisou o número de atendimentos, em 2014, entre consultadas/atendimentos médico ambulatorial (clinica geral / PSF / plantões) com a oferta de médicos cardiologista, ortopedista, fisioterapeuta, foram atendidos mais de 36 mil pessoas, sem contar pactuações e outros serviços realizados fora do município.
“Para se ter uma ideia, o serviço público de saúde tem hoje registra uma média de atendimento diários de cerca de 165 pessoas, isso representa ao mês mais de 4 mil atendimentos e anualmente cerca de 58 mil tendimentos”, disse. 
Na oportunidade Leonardo registou ainda que no fim do ano passado, o Centro de Saúde Tibúrcio Freire da Silveira foi entregue a população, obra essa que no último mês foi registrado um amento de 6% a mais do que na antiga unidade. O crescimento se deve a nova infra-estrutura e equipamentos que garante o atendimento dos pacientes. Ao fim de tudo, o Centro de Saúde Tibúrcio Freire da Silveira contou com um investimento de mais de meio milhão de reais. 
A entrega de unidades habitacional na comunidade de Pedrinhas também foi mencionado pelo prefeito. Que esclareceu ainda a paralisação de algumas obras, entre elas a construção do abatedouro público, erguida na referida comunidade.
Segundo Leonardo após a readequação de preço, foi reaberto a licitação e hoje já foi dada a ordem de serviço para a conclusão da obra. O mesmo acontece com a praça e pavimentação da praça da comunidade de Arapuá, onde hoje o município aguarda a readequação de preço para a retomada da obra. 
Obras como as Unidades Básicas de Saúde das Comunidades de Tirafogo e Arapuá deverão ser entregues ainda este ano, segundo o gestor. Outras obras que sairá do papel este ano é reforma das unidades de saúde do Conjunto Ilha Grande, e das comunidades de Pataxó, Picada e Nova Descoberta, como também a Construção de Unidade de saúde do Itú, que registra um bom andamento nas obras, já em execução. 
Obras como a recuperação das caixas d'água dos bairros Maria Romana, Luzeiro e Cuó também foram mencionadas. Além de investimentos na drenagem e construção de novas praças e UBS. 
Leonardo anunciou nessa noite que o compromisso da gestão é ainda neste ano de 2015 realizar o concurso público para o preenchimento vagas no serviço publico municipal, essa será uma forma de valorização dos inúmeros profissionais que desejam ingressar no serviço público, “verificamos a necessidade de preenchimento desses cargos e ouviu os anseios da população. O meu desejo é que muitos Ipanguaçuenses tenha êxito nessa empreitada, ficarei realizado em efetivar os cidadãos da nossa terra. Mas desde já informo que este ano abriremos concurso público”, disse.
Por fim o prefeito Leonardo Oliveira encerrou as palavras agradecendo a dedicação e esforço de todos os secretários, assessores e funcionários públicos que lutam diariamente para a construção do projeto do governo, reforçando ainda que é necessário enfrentar os desafios e esquecer as diferenças políticas quando se tratar de desenvolver Ipanguaçu.
Após o discurso o presidente da Câmara, Tunefis Morais, reiterou o momento difícil vivenciado pelo município, com as mudanças na troca de gestores, para ele o momento é de tentar recuperar o tempo perdido. 
Além de Tunefis, estiveram presente o vice-prefeito, Josimar Lopes, os vereadores Remo Fonseca, Batista Lobo, Fonseca Filho, Silvano Lopes, Luzineide Cavalcante e Marluce Barbosa. 
















Seguidores