sábado, 14 de fevereiro de 2015

Casa das Palavras chega ao Seridó

Currais Novos será a primeira cidade da região a receber o projeto

Com patrocínio cultural da Cosern, o município de Currais Novos, no Seridó, recebe entre os dias 12 e 14 de março, o projeto itinerante Casa das Palavras, com uma vasta programação cultural gratuita, valorizando as artes e os artistas potiguares. O projeto já percorreu as cidades de Mossoró, Natal, Assu, e Pau dos Ferros.

O objetivo da Casa das Palavras é disseminar e fortalecer a cultura local através de oficinas de cordel, xilogravura, coral, contação de histórias e apresentações culturais. O projeto envolve crianças, jovens, adultos e idosos, e estimula o processo criativo de cada um. Se por um lado, trabalha-se com a capitação dos indivíduos, por outro, cria-se a possibilidade de interação dessas pessoas com o encantador mundo das artes e seus protagonistas no Estado. Em Currais Novos, as oficinas acontecerão na Escola Trindade Campelo, Espaço Cultural Avoante e Escola Nossa Senhora. As apresentações culturais serão no centro, no Coreto.

Na cidade de Macaíba, o projeto será apresentado no dia 20 de fevereiro. Com seu conceito amplo, a Casa das Palavras pode se adequar de acordo com cada cidade visitada, com abertura para realizações de palestras, lançamentos de livro, bate papo com autores, etc, destacando sempre as principais manifestações culturais locais.

A Casa das Palavras tem rendido bons frutos, em Assu, o grupo “Fulô de Mato” formado durante a oficina de coral deu continuidade aos trabalhos e se apresentou em diversas ocasiões no período natalino. Em Pau dos Ferros, um dos participantes da oficina de coral foi convidado pela maestrina Leninha Campos para uma apresentação em Natal.

Mini-bibliotecas

Os muncípios visitados pela Casa das Palavras receberão mini-bibliotecas em formato de casinha artesanal, onde os leitores podem compartilhar livros, cordéis, gibis e as pessoas que transitam pela rua, bairro e comunidade têm acesso a esse material. A proposta para manter a casa sempre cheia é a liberdade e o incentivo para que os leitores possam pegar emprestado, ler, devolver e doar novos livros. O fluxo libertário é a aposta para que a mini-biblioteca estimule e dê ânimo aos leitores.

O Projeto Casa das Palavras é patrocinado pela Cosern, Oi e Governo do RN, através da Lei Câmara Cascudo, e tem o apoio da Prefeitura de Currais Novos através da Secretaria de Educação do Município, Casarão da Poesia e Fundação Cultural José Bezerra Gomes.

Seguidores