sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Departamento de Engenharia Química celebra 40 anos com semana dedicada à área

Promover um intercâmbio científico, tecnológico, social e cultural entre estudantes e profissionais a fim de contribuir com a formação integral dos universitários. Esse é o objetivo da Semana de Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que chega este ano a sua 6ª edição e tem como tema "Engenharia Química: há 40 anos promovendo o desenvolvimento do Rio Grande do Norte".
O evento inicia-se na próxima segunda-feira (13) e é aberto a população em geral. As vagas são limitadas e as inscrições encerram-se hoje (10). Para inscrever-se basta enviar um email para caequfrn@gmail.com e aguardar a confirmação. A inscrição custa R$ 25. A meta, segundo a organização, é chegar a 150 inscritos – público 60% maior do que o alcançado na edição passada. A programação é extensa e inclui desde oficinas e minicursos a visitas técnicas e mesas-redondas.
Para atender a todos os interessados, a organização do evento abriu novas turmas em oficinas como a de simulação de processos químicos, cujas vagas esgotaram no segundo dia de inscrições.
"Estimamos para o nosso evento 150 pessoas. Acredito que atingiremos a nossa meta. Esse é número bem expressivo, se comparado ao do ano anterior, quando 90 pessoas se inscreveram. A nossa maior surpresa é que pessoas de outro estado estão querendo nos prestigiar", afirma Paulo César Messias, coordenador geral SEQ UFRN 2014.
Há inscritos da UFRN, UnP, UFERSA, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dos cursos de Engenharia Química, Química do Petróleo e Química. "O evento tem como público-alvo os estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas, mas está aberto a quem tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre a nossa área de atuação, que é tão diversificada", afirma Paulo.
Haverá oficinas, mini-cursos e palestras sobre química forense, engenharia de processos, carreira e marca pessoal, tecnologia de alimentos, processamento de gás natural e sobre outras temáticas, além de uma Feira de Recrutamento.

De acordo com Paulo, coordenador geral da Semana de Química, empresas das diversas áreas mostrarão seus produtos e serviços para a comunidade acadêmica e apresentarão seus programas de estágio ou trainee na próxima sexta-feira (17), no Centro de Convivência, próximo a Reitoria da UFRN.
O campo de atuação do engenheiro químico é amplo, cabendo a ele projetar, dimensionar e supervisionar a operação das transformações de matérias-primas em produtos nas mais diversas áreas, seja no meio industrial, empresarial ou acadêmico, com destaque para as Indústrias de Borracha e Plásticos, Petróleo e Petroquímica, Cerâmica, Explosivos, Tintas, Corantes e Cosméticos, Biotecnologia, Celulose e Papel, Indústria Alimentícia, afirma a organização do evento.
Entre os resultados esperados durante a Semana de Engenharia Química, Paulo Messias destaca o estímulo a qualificação profissional, o intercâmbio entre estudantes e profissionais de várias instituições de ensino superior e a interação entre mercado e universidade.
EXPOSIÇÃO
Para apresentar os principais personagens e momentos do curso de Engenharia Química da UFRN, a organização montou uma exposição fotográfica que ficará aberta ao público ao longo da semana. Destacam-se, entre os momentos retratados, a criação do curso de graduação em Engenharia Química no ano de 1973 dentro da Escola de Engenharia da UFRN, juntamente com o curso de Arquitetura, a implantação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) em 1988 e a criação do Doutorado em Engenharia Química com credenciamento pela CAPES em 1998.
Confira a programação em: http://seq.eq.ufrn.br/2014/programacao.html









Seguidores