sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Campus Cidade Alta recebe a histórica locomotiva Catita nº 3


Campus Cidade Alta recebe a histórica locomotiva Catita nº 3
Após muita batalha, a histórica Catita nº 3 volta para sua casa. Encostada há 39 anos no Museu do Trem de Recife, a locomotiva chega ao anexo Rocas do IFRN Cidade Alta neste sábado (11).
A carreata partindo da capital pernambucana chega em Parnamirim às 14h, com concentração em frente à Rainha do Pastel. Depois, a Catita e seu reboque seguem em cortejo em carro aberto até a Rotunda no bairro das Rocas, em Natal. Todo o trajeto será acompanhado pelo Clube de Carros Antigos de Natal, Jipe Club do RN, Federação de Motociclistas do estado, os clubes do Fusca, do Opala e do Chevette do RN, ferroviários ativos e aposentados e toda a população que desejar participar.

Após a chegada, acontece uma cerimônia que vai contar com a banda de música dos Fuzileiros Navais de Natal, Grupo de pagode Na Contramão e Cícero dos Teclados.
A Catita nº 3 foi fabricada na Inglaterra em 1902 e chegou ao Rio Grande do Norte em 1906. Ela foi a locomotiva que fez a primeira viagem na Ponte de Ferro de Igapó, no dia 20 de abril de 1916. Na oportunidade, estavam presentes o então governador Joaquim Ferreira Chaves e seu vice, Henrique Castriciano, Januário Cicco, o historiador Luís da Câmara Cascudo ainda criança, acompanhado do seu pai, o Coronel Cascudo, Juvenal Lamartine, José Augusto, o jornalista Elói de Souza, entre outros nomes ilustres da história do Rio grande do Norte.
A locomotiva ficará sob a responsabilidade do Instituto dos Amigos do Patrimônio Histórico e Artístico-Cultural e da Cidadania (IAPHACC) em parceria com o IFRN Cidade Alta. 

SERVIÇO
Carreata de recepção da Locomotiva Catita nº 3
Quando? sábado, dia 11 outubro
Horário? 14h
Onde? Concentração na Rainha do Pastel, em Parnamirim (segue mapa do trajeto em anexo)
Entrada gratuita
 Contato: (84) 9977-1920 e (84) 8726-7829 – Ricardo Tersuliano (Museu do Trem)

Seguidores