segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Oficina Cultura 2014 chega a Natal – RN

A Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria Extraordinária de Cultura do Estado do Rio Grande do Norte, realiza no próximo dia 2 de setembro uma oficina de lançamento do Edital Cultura 2014. A ação será realizada no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, em Natal, a partir das 9h. O encontro é aberto a toda a sociedade civil (cidadãos, artistas, produtores, estudantes e demais interessados) e representantes do poder público, como gestores, secretários, diretores e agentes das Estaduais e Municipais de Cultura e Secretaria Especial da Copa.

A oficina de Natal faz parte de uma série de encontros a serem realizadas por toda a região Nordeste. Serão contempladas capitais e importantes polos do interior, que receberão a comitiva do MinC durante todo o mês de setembro, com datas e locais a serem divulgados ao longo da última semana de agosto.

O Edital Cultura 2014 tem o objetivo de ampliar o reconhecimento do Brasil em sua identidade diversa de expressões, além do carnaval, música e futebol. A iniciativa irá contratar no mínimo 1.200 apresentações culturais para o período da competição (10 de junho a 15 de julho) para, em parceria com os governos estaduais e municipais, reforçar a programação cultural das cidades-sede.

A Ministra Marta Suplicy defende este edital como uma oportunidade para todos aqueles que não têm acesso a patrocínio. Desta forma, será ampliada a presença dos pequenos e médios realizadores das mais diversas localidades do Brasil, num objetivo claro de promover a inclusão social.

O total de investimentos é de R$ 18,8 milhões, a serem distribuídos em quatro eixos do pilar Conteúdos Culturais. São eles: Brasil Audiovisual (apresentação da produção audiovisual brasileira atendendo média metragem, documentários, animação e ficção); Brasil Criativo (conteúdos artísticos, em formato digital, de artesanato, moda, arquitetura, design e gastronomia, de expressão local, lidando com as mais variadas linguagens da economia criativa); Brasil Diverso (manifestações tradicionais de todos os Estados do País, atividades entre Pontos de Cultura e valorização do patrimônio material e imaterial brasileiro) e Brasil das Artes (exibições artísticas nas áreas da música, teatro, circo, dança, literatura e artes visuais).

As inscrições para o concurso Cultura 2014 seguem até o dia 23 de setembro e deverão ser feitas exclusivamente pelo sistema SalicWeb, disponível em www.cultura.gov.br. Podem participar pessoas físicas e jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, e grupos não constituídos juridicamente.

Confira o edital na íntegra, assim como uma cartilha com as principais dúvidas e respostas sobre a iniciativa, no site especial do Ministério da Cultura. Clique aqui.

Serviço: Lançamento do Edital Cultura 2014

Local: Teatro de Cultura Popular Chico Daniel
Rua Jundiaí, 641, Tirol - Natal - RN

Data e hora:
2 de setembro de 2013
9h, aberto à sociedade civil e gestores públicos.

Mais informações: Representação Regional do Ministério da Cultura - (81) 3117.8430

Seguidores