Essa segunda-feira (19) foi um dia de comemorações para o Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire – CENEP. A escola da rede estadual conquistou o segundo lugar na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, que ocorreu neste domingo, no auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Com o desempenho, o CENEP ficou à frente de mais de trinta colégios particulares da capital e do IFRN, conquistando vaga para a etapa nacional da Olimpíada. O primeiro lugar ficou com o Colégio Salesiano.
Da Secretaria de Estado da Educação, a equipe da escola contou com um investimento de aproximadamente R$ 10 mil, para a compra dos equipamentos utilizados no robô, produzido pelos alunos. Essa foi a primeira vez que os estudantes João Paulo Rodrigues, Yuri Xavier, Matheus Costa e Yuri Victor de Medeiros, participaram da competição. A orientação foi do professor Alexandre Amaral. “Estamos muito felizes com o resultado. Esse segundo lugar tem gosto de primeiro, pelo nível das escolas que estavam competindo com a gente”, enfatizou o estudante João Paulo, líder da equipe.
“Nossos alunos e professores, quando motivados por meio de projetos como esse, normalmente revelam ter desempenhos que se equiparam aos dos estudantes das escolas privadas. É por isso que temos investido bastante nos projetos de iniciação científica e novas tecnologias. Destaco ainda que são os professores e gestores que levam nossos estudantes a acreditarem em seu potencial cognitivo. Parabéns ao CENEP, pelo excelente resultado”, comemorou a secretária Betania Ramalho.
Entre outras tarefas, os robôs que disputaram a etapa regional precisaram seguir determinados traçados, realizar manobras, ultrapassar obstáculos, subir rampas e transferir objetos de lugar, no menor tempo e com o menor número de erros possível. Eles foram elaborados pelos próprios alunos, em projetos que envolviam disciplinas como física e informática.
O que é a OBR?
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.
Assessoria de Comunicação da Educação