segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Natal sedia o Fórum Nacional de Secretários de Esporte

imageO Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer acontecerá no próximo dia 06 de setembro na capital potiguar. Entre os convidados para participar do evento estão os ministros Aldo Rebelo (Esportes), Aloizio Mercadante (Educação), e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.

O encontro é organizado pela Secretaria do Estado do Esporte e do Lazer (SEEL) e acontecerá no auditório da Escola de GoveRNo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN) e terá como tema central “Uma nova visão do Esporte Educacional brasileiro”. Junto com o Fórum Nacional será realizado também o Fórum Estadual de Secretários, no qual a última edição aconteceu em julho, na cidade de São Gonçalo do Amarante..

Por sua amplitude, esta Seção do Fórum Nacional de Secretários de Esporte será a maior já feita no país. Reunirá os secretários do Esporte dos 27 estados brasileiros e secretários e gestores municipais do Esporte dos 167 municípios do Rio Grande do Norte.

Para o secretário estadual do Esporte, Joacy Bastos, o encontro em Natal visa a troca de informações e experiências entre gestores de todos os níveis do Poder Executivo nacional. “Os painelistas terão a oportunidade de expor visões de organizações, entidades e poder público buscando, dentro de um debate democrático e compartilhado, a reconstrução de uma política de Estado para o Esporte do país”, destaca Joacy Bastos.

O Fórum Nacional de Secretários de Esporte é considerado um dos mais atuantes do país e tem sido responsável, em parceria permanente com a Secretaria do Esporte do RN, pela interiorização e, consequentemente, a democratização do Esporte Escolar no âmbito estadual. Ele tem como presidente o secretário do Esporte de Minas Gerais, Rogério Romero, e como vice-presidente é o secretário do Esporte e do Lazer do RN, Joacy Bastos.

Estarão participando do Fórum o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Ricardo Cappelli, e a ex-jogadora de vôlei Ana Moser, presidente da ONG Atletas pela Cidadania.

Também estarão em Natal painelistas convidados como Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Antônio do Nascimento, secretário nacional de Futebol do Ministério do Esporte, e André Arantes e Renausto Amanajás, assessores dos Ministérios do Esporte e da Educação responsáveis pelo programa Atleta na Escola.

Seguidores