sábado, 7 de maio de 2011

Governo conclui primeira etapa do Parque Nacional Furna Feia

image O Governo do Estado enviou representantes para a segunda audiência pública relacionada à instituição do Parque Nacional da Furna Feia, realizada neste sábado (7/5) no auditório da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Participaram representantes da Secretaria Estadual de Turismo, da Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária (SEARA) e do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Ambiental do Rio Grande do Norte (IDEMA/RN).

A audiência deste sábado conclui as etapas preliminares do projeto defendido pela governadora Rosalba Ciarlini, de incluir a Furna Feia entre os parques nacionais que poderão ser inseridos como pontos turísticos de visitação à Copa 2014.

Segundo Carla Guaiteanele, analista ambiental da Coordenadoria de Criação de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes, de Brasília, o próximo passo é trabalhar no fechamento dos limites do Parque Furna Feia.

Ela afirmou que em 15 dias essa ação será concluída e, posteriormente, enviará os documentos que servirão de base para assinatura de decreto da presidenta Dilma Rousseff.

A representante do Instituto Chico Mendes disse ainda que existe a possibilidade real do Parque Nacional da Furna Feia ser criado até o mês de junho.

A audiência de ontem contou ainda com representantes da Prefeitura de Mossoró, Câmara Municipal de Mossoró, Prefeituras de Baraúna, Governador Dix-sept Rosado e Guamaré, além da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (IFRN).

A Furna Feia é a maior caverna do Rio Grande do Norte, com 760 metros de desenvolvimento linear. Tem pinturas rupestres em suas galerias e é considerado um dos maiores e mais importantes remanescentes do bioma caatinga do Estado

O complexo espeleológico faz parte de áreas consideradas prioritárias para ações de conservação da biodiversidade da fauna e flora da Caatinga, de acordo com critérios adotados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), que aprovou a proposta de Criação da Unidade de conservação com apoio formal de algumas instituições parceiras neste processo como IBAMA, IDEMA, INCRA, Prefeituras de Mossoró e Baraúna. Assessoria

Seguidores