terça-feira, 17 de maio de 2011

Presidentes de sindicatos rurais participam de treinamento do Programa Sindicato Forte

Nesta segunda-feira (16) os 20 presidentes de sindicatos rurais do estado e os seus mobilizadores participaram do 1° dia de treinamento do Programa Sindicato Forte, no Centro de Treinamentos Senadora Kátia Abreu, em Parnamirim.

Nesse treinamento, que se estenderá até a quarta-feira (18) os representantes dos produtores rurais poderão conhecer a metodologia apresentada pelos palestrantes Celso Botelho e Ademar Fernandes, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e debaterão toda a problemática de suas localidades, além de sugestões para agilizar os trabalhos em seus sindicatos.

Desenvolvido pela CNA e tocado no Rio Grande do Norte pelo Sistema Faern/Senar, o programa visa melhorar e ampliar os serviços prestados pelos sindicatos aos produtores rurais e a estrutura e forma de atuação da representação dos produtores nos municípios. Durante os treinamentos, dirigentes e colaboradores são qualificados para dar tratamento personalizado ao produtor.

Fundamental

De acordo com o presidente da Faern/Senar, José Álvares Vieira, o programa é de fundamental importância para os produtores e para o pleno desenvolvimento dos sindicatos. “Acredito que todos os presidentes de sindicatos sabem da importância do programa. Todos são cientes do seu papel como agentes transformadores. E tudo isso passa pela organização e funcionamento correto dos seus sindicatos. Eles sabem que são os olhos da Federação da Agricultura e da CNA nas suas localidades. E que devem respeitar os produtores e os seus anseios acima de tudo”, ressaltou Vieira.

Para o instrutor Celso Botelho, sindicato forte é aquele que presta serviço ao produtor rural. Já para o palestrante Ademar Fernandes, o Projeto Sindicato Forte é mais uma ferramenta que auxilia na quebra de paradigmas antigos, priorizando a requalificação dos líderes sindicais rurais para o exercício de uma liderança sustentável e estrategicamente consolidada.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais da cidade de Apodi, Evandi de Souza, esse trabalho de grupo e os apontamentos destacados no Programa Sindicato Forte só aumentam as responsabilidades dos representantes dos produtores. “Nesses dias de treinamento, aproveitaremos ao máximo as explanações dos palestrantes. Tentaremos dar a nossa colaboração com a experiência de cada um e buscaremos os melhores direcionamentos para algo novo que poderemos levar para cada sindicato”, enfatizou Evandi.

Clareza

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Santo Antônio, Edan Bezerra, o Programa Sindicato Forte deixará mais claro a relação entre produtores e sindicatos e exibirá um novo Norte para os representantes sindicais. “Será uma forma de diferenciar sindicato de produtor rural de sindicato de trabalhador rural. Temos que saber o nosso papel como representantes de toda uma classe. E acredito que esse programa será para abranger esses pontos. Será uma nova janela para os nossos presidentes de sindicatos”, ressaltou Bezerra.

Com reportagem de Paulo Correia.

Seguidores