Durante os dias 27, 28 e 29 de maio a cidade de Caicó recebeu empresários, produtores rurais e instituições ligadas ao agronegócio potiguar na XXXVIII Exposição Agropecuária do Seridó, no parque de exposições Monsenhor Walfredo Gurgel; A feira trouxe para a cidade leilões de animais, apresentações culturais, Feirão do Pronaf, exposições e comercialização de máquinas e implementos agrícolas e um festival gastronômico.
Promovida pelo Governo do Estado a exposição faz parte do circuito de feiras agropecuárias do Rio Grande do Norte que durante todo o ano realiza eventos para incrementar a agricultura e a pecuária nas principais cidades do interior do estado.
De acordo com o secretário de Agricultura do Estado, Betinho Rosado, as feiras agropecuárias servem não somente para comprar ou vender animais, mas também para apresentar aos produtores novas técnicas e concepções para utilização em suas propriedades. “A promoção dessas feiras é um incentivo aos produtores rurais do RN. Com elas, os empresários do campo podem aumentar os seus negócios e trocar idéias sobre novas formas de manejo em suas fazendas. O governo tem o maior prazer em ajudar na realização dessas feiras”, explicou Rosado.
Ônibus de inclusão digital e cartilhas sobre cursos
Na abertura do evento, o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, comentou sobre a feira e o incentivo da entidade na sua programação. “Tenho certeza que será uma exposição bonita, bem organizada e que terminará com muitos negócios sendo firmados pelos produtores da região. E é por isso que desde muito tempo apoiamos a sua realização. Aproveito a oportunidade para informar sobre o nosso ônibus de inclusão digital, que levará conhecimentos sobre informática e Internet aos produtores e seus familiares. Na feira, ele ficou os três dias a disposição dos produtores de Caicó, agora deverá ir para o município de Florania para novas aulas”, ressaltou Vieira.
A instituição manteve um stand na feira e uma equipe de educadores para detalhar os diversos cursos promovidos pela Faern/Senar ao longo do ano. “Nos três dias da exposição agropecuária diversas cartilhas e folhetos sobre os cursos foram distribuídos aos participantes do evento. Nessas cartilhas estão uma parte do nosso trabalho e informações sobre os eventos produzidos pela entidade”, explicou José Vieira.
Balde Cheio
Na programação da feira, o Sistema Faern/Senar, o Banco do Nordeste e o Sebrae apresentaram aos produtores de Caicó e região o Programa Balde Cheio, que proporcionará mudanças significativas na produção de leite nas fazendas que implementarem o projeto.
O Balde Cheio apresentará novas formas de trabalho como implantação de forrageiras de alta produção de matéria seca, adubação, calagem, manejo do pasto em sistema rotacionado e manejo dos animais. “O projeto ampliará a produção de leite e fará isso com custos bem menores aos produtores. Podem ter certeza que por onde passei, só observei bons resultados com esse programa”, ressaltou Vieira.
O programa não visa prioritariamente o animal, mas o produtor rural. “O primeiro foco do Balde Cheio não são os animais, nem a propriedade, mas o produtor. Nosso objetivo primordial é recuperar a sua autoestima, reduzir o êxodo rural e, conseqüentemente, aumentar a produtividade”, finalizou José Vieira. Com reportagem de Paulo Correia. Fonte: Leonardo Sodré