16 cidades integram o novo pólo, o quarto criado no Rio Grande do Norte
Como uma das áreas mais importantes na economia do Rio Grande do Norte, o turismo ganhou mais um importante reforço nesta terça-feira (22) através da instalação do pólo Agreste Trairi. A ação faz parte do Programa de Interiorização do Turismo, que tem como objetivo fomentar a atividade turística nos municípios do Estado. O evento foi realizado no SENAI de Santa Cruz e teve a presença do vice-governador Iberê Ferreira de Souza.
A criação dos pólos de Turismo, que já são quatro em todo o Rio Grande do Norte, Costa das Dunas, Seridó, Agreste Trairi e Costa Branca, permite que as cidades se unam no desenvolvimento do potencial turístico da região, que oferece atrativos como gastronomia, religião, aventura e artesanato.
“Essa instalação tem uma enorme importância sobre o ponto de vista social e econômico, é uma caminhada rumo ao desenvolvimento sustentável, gerando renda e riquezas da nossa região”, salientou o vice-governador, destacando as ações de esgotamento sanitário, implantação de rodovias, criação de planos diretores já desenvolvidas pelo Governo. O secretário de Turismo, Fernando Fernandes, destacou a qualificação profissional como uma das prioridades na consolidação dos pólos de turismo.
O pólo Agrestre Trairi reúne 16 cidades: Coronel Ezequiel, Jaçanã, Japi, Montanhas, Monte das Gameleiras, Nova Cruz, Passa e Fica, Santa Cruz, Santo Antônio, Sã Bento do Trairi, São José do Campestre, São Paulo do Potengi, Serra Caiada, Serra de São Bento, Sítio Novo e Tangará.
Depois de instalado o pólo, os esforços do Prodetur Nacional RN no Agreste Trairi serão para elaborar o plano de turismo na região, através da avaliação do potencial turístico da região e identificação dos atrativos. A atividade do Turismo representa cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, gerando cerca de 25 mil empregos. Atualmente o litoral é o que mais recebe turista, mas o Estado está abrindo caminhos para que o turista conheça o interior.
Além dos prefeitos das cidades integrantes do pólo, estiveram presentes no evento desta terça o presidente da Emprotur, Cláudio Porpino, representantes do CDL, IFRN e Prodetur.
Complexo Turístico – Em Santa Cruz, as atividades de turismo serão concentradas no complexo que abriga a maior estátua religiosa cristã do mundo, a imagem de Santa Rita de Cássia, com 56 metros de altura. Quando concluído, já no próximo ano, terá auditório, praça de alimentação, estacionamentos e espaço para realização de grandes eventos e festivais religiosos.
O vice-prefeito e secretário de turismo de Santa Cruz, João Olímpio Ferreira de Souza disse que o pólo Agreste Trairi, bastante esperado pela população, irá consolidar as ações na área de turismo, impulsionando de vez a economia dos municípios integrantes.
CRÉDITO DAS FOTOS: Alberto Leandro
Assessoria de Imprensa