terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Eletrobrás inicia projeto de substituição de geladeiras

 
 

A eletrobrás começa, em 22 de dezembro, nas regiões Norte e Nordeste do país, o programa de substituição de 27 mil geladeiras por aparelhos de baixo consumo de energia elétrica. A iniciativa faz parte dos Projetos de Eficiência Energética em Unidades Consumidoras de Baixa Renda nas áreas de atuação de suas seis distribuidoras – Amazonas Energia, Boa Vista Energia, Ceal, Ceron, Cepisa e Eletroacre.
A substituição das geladeiras será feita por sorteio contemplando consumidores dos diversos municípios de atuação das concessionárias. Só poderão participar do sorteio residências que possuam padrão monofásico, que sejam cadastradas na concessionária como consumidores de baixa renda, que estejam em dia com a conta de energia e que tenham as instalações elétricas regulares. Na primeira fase do programa, serão sorteadas 22 mil geladeiras.
O diretor de Distribuição da Eletrobrás e presidente das empresas de distribuição, Flávio Decat, explicou que, ao longo de um ano, as geladeiras eficientes substituirão outras de elevado consumo que contribuem para o aumento do valor da conta de luz do consumidor de baixa renda. Os novos aparelhos possuem o selo de economia de energia classe “A” do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).
“Além da eficiência energética, as geladeiras apresentam uma característica que demonstra toda a responsabilidade ambiental do programa. Os gases de refrigeração e expansão de espuma não agridem a camada de ozônio, diferentemente dos gases que eram utilizados na produção das geladeiras antigas. O descarte desses equipamentos seguirá o que determina a regulamentação do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) 267/2000, com previsão de reciclagem de peças e gases”, explicou Flávio Decat.
Economia com licitação centralizada
O diretor de Distribuição destacou também que as seis empresas adquiriram juntas, por meio de pregão eletrônico, as 27 mil geladeiras o que resultou em uma economia de 21,16% no preço final do produto. Segundo Decat, a centralização leva à reformulação e unificação das especificações técnicas, contribuindo para aquisição de produtos que contemplem as novas tecnologias. “Esta união beneficia a integração entre as empresas, a padronização dos procedimentos, o aumento do poder de compra, o intercâmbio de produtos, a redução de estoques e a troca de experiências entre as distribuidoras”, afirma.
Para a implementação dos projetos de eficiência energética em comunidades de baixa renda, a Diretoria de Distribuição da Eletrobrás estima investir cerca de R$ 50 milhões e sua execução está em conformidade com os critérios estabelecidos na resolução nº 300 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de 12 de fevereiro de 2008, que estabelece critérios para a aplicação de recursos em programas de eficiência energética.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Cea
Primeira etapa de distribuição das geladeiras nas distribuidoras:


Empresa
Quantidade
Amazonas Energia
10.000
Boa Vista Energia
1.000
Ceal
4.000
Ceron
3.000
Cepisa
2.500
Eletroacre
1.500
Total
22.000

Seguidores