quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Agosto da Alegria segue até dia 31 com eventos culturais para todos os gostos

A primeira atividade programação teve início hoje, às 9h, na Escola de Governo, Fórum Nacional dos Secretários de Cultura e Dirigentes Culturais. Camerata de Vozes abiu o evento, e poeta popular Manoel de Coco se apresenta no intervalo do almoço. Confira a programação completa no site www.cultura.rn.gov.br

O evento Agosto da Alegria começou hoje, 1° de agosto, e celebra o todo o mês do folclore com apresentações artísticas, concertos, oficinas, discussões sobre políticas culturais e exposições de arte. À noite, a partir das 19h, a festa é das Artes Visuais, com abertura oficial do III Salão de Arte Popular Chico Santeiro, que selecionou 30 artistas, totalizando cerca de R$ 20 mil em premiação, sendo três em primeiro lugar nas categorias Escultura (José Fernandes, de Santa Cruz), Pintura (Wagner de Oliveira, Assu) e Objeto Popular (Zé de China, Major Salles).

O Grupo Folclórico de Canguaretama se apresentará hoje na Pinacoteca do Estado, a partir das 19h, colorindo ainda mais o ambiente do vernissage da exposições Mocó: do barroco ao contemporâneo, com obras naïf pop do artista curraisnovense que mora nos Estados, e a Mostra Nordeste de Artes Visuais (Funarte), com representantes dos estados nordestinos, incluindo os potiguares Marcelo Gandhi e Sofia Bauchvitz.

A Orquestra Sinfônica do RN faz seu concerto oficial hoje, às 20h, no Teatro Alberto Maranhão, com repertório de música popular e prévia da homenagem a Tonheca Dantas (autor da famosa valsa Royal Cinema), com participação da Companhia de Dança de TAM (CDTAM) em algumas execuções. A entrada é franca e o espetáculo é imperdível.

A programação da terceira edição do Agosto da Alegria é diversificada e contempla eventos produzidos pela Secultrn/FJA e de parceiros, como SEBRAE, UFRN, SESC, secretarias de governo, pontos de cultura, entre outros. Todas as informações sobre os eventos estão no site www.cultura.rn.gov.br.

BOX

Inscrições abertas para as Oficinas Aprendendo a Escrever Cordel (5,7 e 9 de agosto), com Clotilde Tavares, e Construindo Mamulengo (ou João Redondo), com Josivan de Chico Daniel, de 12 a 16. E Minicurso de Direitos Culturais, dia 14, com Roberto Monte e Aluízio Matias, às 16h, na Pinacoteca. Informações no TCP, através do telefone (84) 3232-5307. Também estão abertas as inscrições para a Oficina História da Arte para Artistas(12 a 16), com Júlio Martins, pela FUNARTE. Tel.: (84) 3232-5357.

MAIS INFORMAÇÕES OBRE O FÓRUM NACIONAL DE SECRETÁRIOS E DIRIGENTES CULTURAIS, FÓRUM DE ECONOMIA CRIATIVA E ENCONTRO DOS CONSELHEIROS DE CULTURA REGIONAL NORDESTE

A reunião que comelou pela manhã continua após almoço, quando haverá apresentação do poeta popular Manoel do coco – com o presidente da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra. Ele fala sobre as dificuldades geradas pela lei 866 (que diz respeito às contratações de trabalho) para a cultura negra, devido à falta de regulamentação de diversas profissões ligadas às tradições populares. E às 16h30, o secretário de cultura da Bahia, Antônio Canelas Rubim, fala sobre a Bienal da Bahia e propõe colaboração entre os estados.

Após o encerramento das discussões, prevista para às 18h, os participantes terão a oportunidade de conhecer a Camerata de Vozes, conceituado grupo vocal regido pelo Padre Pedro Ferreira.

ECONOMIA CRIATIVA – Na manhã de sexta-feira, 2, a partir das 9h, e até o meio-dia, a Secretária de Economia do Minc, Cláudia Sousa Leitão, a Secretária Extraordinária da Cultura, Isaura Rosado, e o presidente do Fórum dos Secretários e Dirigentes Culturais, Hamilton Pereira, abrem o debate do 3° Fórum de Economia Criativa, tema bastante pertinente diante das novas perspectivas para a produção cultural e gestão de políticas públicas para o setor. O evento é aberto a toda a sociedade, em especial aos profissionais e representantes dos setores criativos, aos estudiosos do assunto, a fundações e empresas e representantes do poder público.

O objetivo do encontro é disseminar o conceito de Economia Criativa e propor caminhos, debater sobre estudos e pesquisas da área, pensar em alternativas de fomentos para essa nova economia, analisar questões associadas à infraestrutura (institucional, tecnológica e logística) para as cadeias produtivas dos setores criativos, apresentar cases bem sucedidos de experiências de profissionais e empreendimentos criativos.

CONECTA – Os conselheiros de cultura de todo o Brasil se reúnem em Natal nos dias 2 e 3, no Encontro dos Conselhos Estaduais de Cultura da Regional Nordeste. O artista, médico e escritor Iaperi Araújo, presidente do Conselho Estadual de Cultura, representa o RN no diálogo que será aberto com a sociedade objetivando criar um plano de mobilização comum para os conselhos estaduais, valorizando a participação de diversos setores nos debates sobre as políticas culturais.

Seguidores