Foi assinado na manhã desta segunda-feira (10), no prédio do poder executivo, o convênio que normaliza o repasse feito pela Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó à APAMI (Associação de Aparo e Proteção à Maternidade e Infância de Jardim do Seridó) – órgão que administra o Hospital e Maternidade Dr. Ruy Mariz. O repasse no valor de R$ 12 mil mensais tinha sido suspenso pela Justiça mediante cassação de liminar anteriormente concedida.
O Prefeito Padre Jocimar e Diana dos Santos (representante de Anesiano Ramos – diretor do hospital) fizeram a assinatura do documento na presença dos Secretários de Saúde (Zuíla Paiva), Chefe de Gabinete (Janildo Dantas), Administração (João Eudes) e Finanças (Alécio Alves), Assessor Jurídico da Prefeitura (Dr. Tadeu) e Salete do Hospital. Como testemunhas do ato, assinaram também o Presidente da Câmara de Vereadores Gilberto Valdeger e o médico Dr. Anchieta.
O convênio firmado assegura o repasse durante todo o ano de 2010 no mesmo valor que antes era efetuado, sendo destinado “para fins de pagamento dos médicos plantonistas que atendem a população jardinense durante os finais de semana e feriados e, opcionalmente para a aquisição de gêneros alimentícios, de medicamentos, bem como para o pagamento de faturas de água, luz e telefone do estabelecimento”.
Para o Prefeito Padre Jocimar a firmação desta parceira só vem garantir a segurança na saúde do povo: “A população pode ficar tranquila quanto à saúde do município. A Prefeitura está fazendo o possível para assegurar este serviço. Depois da decisão da justiça, tivemos a preocupação em deixar resguardado o único centro hospitalar da cidade, por isso apresentamos o convênio – único meio pelo qual seria possível continuar fazendo o repasse”.
O Prefeito ainda lembrou que a administração cederá um funcionário da Secretaria de Saúde para realizar a fiscalização dos investimentos aplicados no Hospital. Além de que a entidade hospitalar prestará conta mensalmente da utilização dos valores repassados.
A Secretária Municipal de Saúde enfatizou a preocupação que a administração sempre teve com a situação do Hospital: “Já que a justiça desobrigou o repasse, a prefeitura conseguiu o convênio para não deixar a população sem os serviços de urgência e emergência. Tivemos que nos unir para solucionar esse problema, tendo em vista que é o único hospital da cidade e temos que cuidar dele”, afirmou Zuíla.
Em entrevista a Radio Cabugi do Seridó que estava fazendo a cobertura do ato de assinatura, a representante do Hospital, Diana dos Santos, ressaltou a importância deste convênio para a população de Jardim do Seridó: “Estamos muito felizes por termos chegado a um consenso, estamos prontos para atender a toda a população de Jardim do Seridó. Todos nós estamos de parabéns”. A jovem que representava na ocasião o Diretor do hospital Anesiano Ramos, ainda afirmou sobre a relevância da fiscalização, não só por parte da Prefeitura Municipal, mas também pelo povo. “É importante que a população também fiscalize, não só a pessoa da Administração que fará parte do dia-a-dia do hospital, mas todos que fazem uso dos serviços, para que possamos melhorar sempre”, enfatizou Diana.
O Secretário de Administração que participou diretamente das conversações com o Hospital disse que essa seria a melhor forma de resolver um problema tão grave para a cidade: “Quando saiu a decisão da justiça, desobrigando a Prefeitura a realizar o repasse, imediatamente, nós tivemos a preocupação de resolver de forma pacífica a situação, para que a população não ficasse sem os serviços de saúde. Depois de uma reunião com os secretários (Zuíla – Saúde e João Eudes – Administração) e o diretor do Hospital (Anesiano), ficou acertado a firmação do convênio. Em momento algum, o município disse que não faria o repasse, só explicou que somente seria possível mediante a assinatura deste convênio – como orientação recebida pela comitiva da CGU (Controladoria Geral da União) que recentemente esteve na cidade”, afirmou João Eudes que ainda declarou que a Prefeitura não deixou de realizar o repasse, já que o último foi efetuado no dia 10 de Abril.
Fonte: Assessoria