Sete universidades federais brasileiras foram autorizadas nesta quarta-feira, 14, a abrir 1.020 novas vagas, 800 delas em engenharia e outras 220 em cursos diversos, como ciências biológicas, teoria ocupacional, letras e química. A portaria autorizadora da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) foi publicada no Diário Oficial da União.
Os novos cursos serão oferecidos em faculdades localizadas em municípios do interior de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, São Paulo, Pernambuco, Sergipe, Paraíba e Piauí. Na terça-feira, 13, já havia sido autorizada a abertura de 420 vagas de bacharelado em medicina, também no interior do Brasil.
O ministro da Educação, Henrique Paim, destacou que medicina e engenharia são áreas estratégicas para o país. Ele lembrou que, no ano passado, o número de ingressantes em engenharia já superou o total de novos alunos de direito, até então o curso mais procurado. “A abertura de vagas na área demonstra a preocupação com o desenvolvimento econômico e tecnológico do país”, afirmou.
Assessoria de Comunicação Social