quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

TALENTOS DA TERRA DA MÚSICA - HIVANA MACEDO



Atenção internautas que queiram divulgar seus trabalhos, estou oferecendo este espaço para que a sua obra seja divulgada. São muitos os Artistas que as vezes não tem oportunidade de divulgar seu talento.

 Foto de Ivana Macedo

Hivana Macedo nasceu em Carnaúba dos Dantas em 1990 e sua infância e adolescência teriam sido semelhantes às das meninas e meninos de sua época, não fosse seu interesse pela arte. Pudera, Hivana descende de uma tradição de pintores e desenhistas na família, carregando, no sangue, essa predisposição para a pintura.
Sua tetravó, Joana Maria das Virgens (mãe do historiador Mamede Azevêdo, 1875-1956) era pintora, tendo executado várias pinturas de motivos sacros em oratórios dos habitantes do vale do rio Carnaúba. Essas pinturas foram parte da inspiração que levou a jovem Amélia Maria de Azevêdo (futuramente conhecida como Amélia Azevêdo ou “dona Melhinha”), neta de Joana Maria das Virgens, a interessar-se pela pintura. Outra das inspirações de dona Melhinha foi o tio, José de Azevêdo Dantas (1890-1929), que era irmão de seu pai, Mamede Azevêdo e era desenhista, além de dominar várias habilidades no ramo das Artes e Humanidades, mesmo sem ter frequentado escola.
Amélia Azevêdo foi pintora consagrada, tendo, seus irmãos, também, enveredado outras artes, como o desenho, a poesia e a mecânica: Josefa Tomázia de Azevêdo, conhecida como “Deta”; Joana Eufêmia de Azevêdo, religiosa da Sagrada Família que adotou o nome de Irmã Maria Emiliana; e Honório de Azevêdo Dantas, bisavô materno de Hivana.
A cadeia de artistas autodidatas não pára por aí... Hermes de Azevêdo Dantas, avô de Hivana, era, além de mecânico, poeta e desenhista nas horas vagas. A mãe de Hivana, Helenice Macedo, além de dedicar-se ao Magistério há mais de trinta anos, é pintora, executando, principalmente, suas produções em tecidos. Quando criança, observando sua mãe fazendo seus trabalhos no tecido, Hivana Macedo ficou curiosa e lhe pediu para ser ensinada. É a própria Hivana quem nos afirmou, através de e-mail: “eu inventei um dia de pegar umas revistas com fotos de paisagens e tentar pintar igual. A minha primeira tela se encontra na parede da casa de meus pais, uma paisagem escura, a noite. Mas, faz tempo que não me dedico a arte de pintar".
Abstratos, motivos regionais e paisagens são as principais temáticas encontradas nas obras de Hivana Macedo, que, atualmente, reside na cidade de Canápolis-MG.(Helder Macedo)
 Nova tela - O Clarinete II
O Clarinete
Esta mesma tela (o clarinete) serviu de inspiração para capa do livro RITMOS, SONS, GOSTOS E TONS DO PATRIMÔNIO IMATERIAL DE CARNAÚBA DOS DANTAS. Autor:Helder Alexandre de Macedo.

Monte do Galo

Paisagem (reflexo do Sol)

 
Paisagem

 abstrato

Seguidores