Dez escolas municipais de Natal foram beneficiadas com a segunda etapa do projeto ‘Autores Potiguares na Escola’, desenvolvido pela vereadora Eleika Bezerra (PSDC) e que prevê a entrega de kit composto por estante expositora em aço e 60 exemplares de obras literárias de autores do Rio Grande do Norte. A solenidade de entrega foi realizada na manhã desta segunda-feira (5), na Escola Municipal João XXIII, localizada no bairro do Alecrim, e contou com a presença dos escritores Diógenes da Cunha Lima, Salizete Freire, José de Castro e Celeste Borges.
O projeto vem sendo desenvolvido desde agosto de 2013 e tem por finalidade possibilitar a divulgação, valorização e conhecimento das obras literárias dos escritores potiguares no cotidiano escolar da rede municipal de ensino de Natal. Na primeira etapa, outras dez escolas públicas municipais também foram beneficiadas, somando recursos na ordem de R$ 16,4 mil. O investimento para esta segunda etapa foi de R$ 18 mil, proveniente do salário da parlamentar. Também está prevista mais uma etapa do projeto para o segundo semestre de 2014.
A vereadora Eleika Bezerra ressalta a importância de incentivar a leitura desde a infância. “Através desse projeto nós podemos atingir dois objetivos muito simples. O primeiro é prestigiar os autores potiguares e, o segundo, proporcionar aos alunos das escolas municipais o acesso a bons livros ‘da casa’ porque temos que cultivar nossas raízes. Costumo dizer que o gosto pela leitura começa na infância porque ninguém aprende a gostar de ler depois de adulto. Diante disso, temos que incentivar que a escola proporcione estes momentos”, enfatizou.
Escritor e presidente da Academia Norte-riograndense de Letras, Diógenes da Cunha Lima parabenizou a iniciativa e falou sobre o orgulho em ver as obras escritas por ele sendo entregues a jovens de escolas públicas da capital. “É uma satisfação muito grande porque dediquei minha vida inteira à educação. Então, participar deste evento com um livro meu dedicado às crianças me deixa muito feliz. Tenho certeza que este projeto marca um ponto alto na história da educação no Rio Grande do Norte”, afirmou Diógenes, autor do livro ‘A avó e o disco voador’, doado às escolas.
Com três livros dentre os dez inclusos no projeto, sendo um deles vendido recentemente para o Governo do Estado de São Paulo, a escritora Salizete Freire contou um pouco da sua história com a leitura. “Comecei logo cedo, contando histórias nas casas dos vizinhos para conseguir o dinheiro do cinema e do lanche. Depois comecei a escrever, mas só escreve quem lê muito. Então, aproveitem a oportunidade e criem algo chamado prazer pela leitura, apesar da leitura não ser apenas prazer”, pontuou.
A diretora da Escola Municipal João XXIII, Christina Menezes, definiu a iniciativa como louvável. “O projeto vem contribuir para que a escola possa investir mais no aluno, no sentido de fazê-lo expandir e perceber a importância do gosto pela leitura. E, em se tratando de autores potiguares, a gente tem que investir na prata da casa. Temos escritores fabulosos e precisamos disseminar o trabalho de pessoas que estão construindo a nossa história”.
Para a estudante do 9º ano, Nathália Cardoso, de 14 anos, a chegada deste projeto à unidade pode aumentar o interesse dos alunos. “Acho bem diferente e interessante para os alunos porque é muito incentivador para nós. É difícil vermos aqui na escola este tipo de evento e quando isso acontece, nós percebemos que o estímulo aumenta”.
As unidades escolares contempladas estão distribuídas nas quatro regiões administrativas da capital potiguar, sendo elas, as escolas municipais Djalma Maranhão (zona oeste), Ferreira Itajubá (oeste), Prefeito Mário Lira (oeste), Oto de Brito Guerra (sul), Josefa Botelho (sul), Iapissara Aguiar (norte), João Paulo II (norte), Laércio Monteiro (norte), João XXIII (leste) e Professor José Melquíades (norte).
A ideia do ‘Autores Potiguares na Escola’ surgiu após aprovação da Lei nº 383/2013, de autoria da vereadora Eleika Bezerra, que torna obrigatória a exposição de cota mínima de 2,5% para as obras de literatura produzidas por autores potiguares nos estabelecimentos onde se comercializam livros, localizados no município de Natal. O projeto desenvolvido é realizado com recursos financeiros provenientes do salário da parlamentar enquanto vereadora da capital potiguar.