Além dos ônibus escolares e dos tablets, fruto de emendas dos últimos dois anos, o Senador José Agripino destina agora recursos para a instalação de um mega portal que possa dar aos estudantes de baixa renda acesso à internet em banda larga. Metade das escolas públicas da grande Natal não possue qualquer conectividade à internet e o restante está ligado a uma banda média de 370 Kbps.
“Não adianta dar os tablets se os estudantes não terão acesso à internet. Hoje, o jovem que não tem contato com a rede mundial de computadores está fadado ao insucesso”, argumenta Agripino.
Após uma reunião com o EX em Reitor Ivonildo Rêgoda Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN, Ivonildo Rêgo, e a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, o parlamentar designou sua emenda de bancada de 2014 para implantação da Rede GigaMetrópole, a qual irá garantir conexão em banda larga para todas as 650 escolas públicas dos dez municípios da grande Natal, região que concentra mais de 40% da população do estado do Rio Grande do Norte, além dos campi do IFRN, UERN, Escola Agrícola de Jundiaí (UFRN) e Instituto Internacional de Neurociências.
“Meu compromisso com a juventude está firmado e estou atuando nesse sentido porque acredito que nenhum país vai para frente se não tratar o jovem como prioridade, investindo em sua educação, incentivando e valorizando o estudo. E para isso, o milagre da informação é imprescindível”, disse o líder democrata.
De acordo com dados da UFRN e da Secretaria de Educação, parceiros no projeto, serão necessários mais de 400 Km de fibra ótica para concretizar o GigaMetrópole.