quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Bolsistas do Ciência sem Fronteiras farão estágios em empresas dos EUA

Ao participar da abertura do 8º Encontro Nacional da Indústria (Enai 2013), promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a presidenta da República, Dilma Rousseff, citou os avanços alcançados pelo país nas últimas décadas e destacou as parcerias bem-sucedidas com o setor privado, entre elas o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O evento foi aberto nesta quarta-feira, 11, em Brasília.

Neste ano, o Pronatec alcançou mais de 5,4 milhões de matrículas. “Trabalhador mais produtivo e com maior capacidade de inovar tem mais condições de melhorar sua vida e de sua família”, afirmou Dilma, citando também o programa Ciência sem Fronteiras, que concede bolsas para complementação de cursos no exterior.

Os bolsistas do Ciência sem Fronteiras farão estágios em multinacionais norte-americanas, segundo um memorando de entendimentos assinado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o presidente da CNI, Robson Andrade, e o presidente da US Chamber, a câmara de comércio norte-americana, Tom Donohue. Andrade apontou a educação como principal fator de mudança da realidade brasileira.

A partir da assinatura do documento, CNI e US Chamber vão criar um banco de dados com as empresas interessadas em receber estagiários brasileiros e o MEC dará um selo de qualidade para os melhores programas de estágio durante 2014. Os Estados Unidos concentram a maior parte dos bolsistas do Ciência Sem Fronteiras no mundo, com 5.368 mil estudantes de graduação e pós-graduação.

Mercadante disse que a taxa de desemprego do Brasil é a menor da história do país e lembrou que “o elemento central da competitividade e produtividade é a formação dos trabalhadores”. Observou que, apesar do aumento e expansão da educação superior nos últimos dez anos, o Brasil ainda não tem espaço para todos. “Por isso o ensino técnico é decisivo para que esses jovens transformem esta vontade de estudar num projeto consistente de mais oportunidade, mais qualificação para a sua família, para seu país e para as empresas onde eles vão trabalhar”, concluiu.

Assessoria de Comunicação Social

Seguidores