Organizada pela Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Sertão do Cabugi (Acosc), e ranqueada pelo governo estadual, a edição de 2012 da Expolajes foi um sucesso que mostrou, mais uma vez, a força do homem do campo e a garantia que muitos negócios foram firmados entre os agropecuaristas que expuseram seus planteis para venda.
Na abertura, diversas autoridades, entre elas o secretário adjunto da Agricultura do Rio Grande do Norte, Simplício Holanda, o prefeito de Lajes, Mário Madruga, presidente da Acosc e do sindicato dos produtores rurais de Lajes, César Militão, e o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, estiveram presentes e comentaram sobre o sucesso da exposição.
De acordo com José Vieira, da Faern/Senar, a feira já está consolidada no meio rural e somente merece elogios em sua organização. “É uma feira bonita, bem organizada e que trás resultados positivos para a cidade de Lajes e para os expositores. Um sinal do bom trabalho realizado pela Acosc e pela prefeitura. Uma feira que não poderia deixar de contar com o apoio do Sistema Faern/Senar”, lembrou Vieira.
Números
Já o secretário adjunto da Sape, Simplício Holanda, aproveitou o seu momento para falar da feira e da grandeza em ser produtor rural. “Estou muito feliz com a Expolajes. Vejo que ela cresça a cada ano. E eu como proprietário rural também fico muito feliz com toda essa pujança nos negócios fechados e na movimentação de pessoas”, resumiu Holanda.
O presidente do Sistema Faern/Senar, José Vieira, lembrou em seu discurso que a feira é um dos termômetros da força do produtor rural. “A Expolajes é a prova viva da pujança dos produtores rurais potiguares. Esses homens e mulheres que acordam cedo e enfrentam todas as intempéries do tempo para produzir o que as grandes cidades comem. Homens e mulheres que muitas vezes não recebem o devido respeito da população e dos próprios governantes”, comentou Vieira.
Ainda em seu discurso, o presidente do Sistema Faern/Senar, José Vieira, lembrou dos diversos cursos promovidos em Lajes e do pioneirismo de um deles. “Aqui em Lajes promovemos diversos cursos para os produtores rurais e os seus familiares. Cursos como o de Apicultura, Beneficiamento do Leite, Inclusão Digital e o mais recente deles: o pioneiro curso de Pedreiro Rural. Com ele, muitos alunos já estão colocando a mão na massa e levantando casas e outras edificações no meio rural da cidade. Com isso, o Sistema Faern/Senar cumpre a sua missão com os produtores do RN”, concluiu Vieira.
O evento é realizado anualmente pelo Governo do RN, através da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca - Sape, com total apoio da Prefeitura de Lajes, Ancoc, Sistema Faern/Senar e a Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Sertão do Cabugi.