Na tarde de ontem (22), o Diretor-Presidente da Caern, engenheiro Yuri Tasso acompanhado do Diretor-Técnico, engenheiro sanitarista Ricardo Varela e o pesquisador da Caern, engenheiro civil Marcos Calazans, que é Doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USP, estiveram na Estação para analisar a situação. A visita, que também contou com a presença dos técnicos da Regional Caicó, demonstra a preocupação da Companhia em solucionar o problema. Ajustes estão sendo feitos na ETA para melhorar os níveis de cor, turbidez e odor. O trabalho já foi iniciado pela Caern e tem um prazo de 15 dias para surtir os efeitos necessários.
De acordo com o Engenheiro, Marco Calazans, todas as medidas estão sendo tomadas. Os equipamentos da ETA, que foi estruturada pela Semarh e é operada pela Caern, estão sendo rigorosamente monitorados. A Estação foi ampliada este ano e é devido a esta ampliação, necessária para abastecer a população da região, que é preciso fazer ajustes. É preciso ressaltar que a água está recebendo tratamento para melhorar a sua qualidade.
SISTEMA ADUTOR
O sistema Adutor Seridó foi projetado para atender uma população de 66 mil habitantes pelos próximos 20 anos. As cidades de Currais Novos, Acari e as comunidades rurais de Brejuí, Bulhões, Barra Verde e Gargalheiras são as beneficiadas pelo sistema. O investimento total da obra é de R$ 27 milhões.
Reservatórios com capacidade para 50 mil litros foram instalados em Brejuí, Bulhões, Barra Verde e Gargalheiras e estas comunidades rurais receberam uma nova rede de distribuição de água. Anteriormente, a ligação de água era feita diretamente na adutora, portanto não havia controle do uso. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte faz a manutenção e operação do sistema.
Somente na zona rural, serão atendidas em torno de duzentas famílias com o benefício do Governo do Estado. A obra do Sistema Adutor do Seridó instalou 23 quilômetros de tubos para abastecer Currais Novos e 5 quilômetros para abastecer Acari. Foi realizada ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água do Gargalheiras com a reforma na parte física e aquisição de novos equipamentos. Outro importante avanço desta obra foi a troca de tubos da rede de distribuição de cimento amianto por PVC que são mais resistentes. Foram substituídos 40 quilômetros de tubulação para distribuição de água em Currais Novos, que registrava constantes vazamentos.