terça-feira, 28 de agosto de 2012

Governadora participa da abertura da Formação Continuada de gestores escolares

Com a eleição direta para a escolha dos gestores escolares, o Governo do Estado assume a responsabilidade de promover a formação continuada dos gestores. Nesse sentido, a Secretaria de Estado da Educação realiza até a próxima quinta-feira (30), no auditório do Praiamar Hotel, a segunda etapa do curso de formação continuada dos gestores eleitos para o biênio 2012/2013, envolvendo 600 pessoas.

Na manhã desta terça-feira (28), a formação foi aberta com a presença da governadora Rosalba Ciarlini e da secretária de Educação, Betania Ramalho. Na ocasião, a Governadora lembrou que os gestores foram eleitos pelos que fazem a comunidade escolar. “Eles confiaram em vocês, que agora assumiram uma grande responsabilidade. Assim como é a minha”, ressaltou a Governadora.

“É preciso reconhecer que existe um esforço do Governo para tentar mudar o quadro em que encontramos a Educação e estamos mudando, mas para isso precisamos caminhar juntos. E daqui a alguns anos, eu quero lembrar que foram os gestores e diretores das escolas que me ajudaram a dar um salto na Educação do Estado. Trabalho dá, mas desejo que sua escola seja uma escola forte, para que a nossa Educação seja respeitada e valorizada”, concluiu Rosalba Ciarlini.

Já a Secretária de Educação lembrou que os gestores se candidataram aos cargos por livre e espontânea vontade e que eles têm um papel decisivo. “Precisamos reconstruir a escola pública, refletindo a partir do papel que cada um de nós devemos assumir neste processo, nossa responsabilidade. Não é qualquer um que pode assumir o comando de uma escola e fazer com que o processo de ensino/aprendizagem aconteça de verdade”, ressaltou Betânia Ramalho.

Ela ressaltou ainda o papel da Governadora no processo de reconstrução da Educação do Estado. “A Governadora não tem medido esforços, porque tomou a Educação como prioridade. E se eu estou à frente da Secretaria hoje, diante do quadro que sabíamos que existia, é porque vislumbramos um salto qualitativo com o total apoio dela. Se não fizemos mais até agora é pela ineficiência do processo burocrático que envolve o serviço público e que todos nós conhecemos”, continuou a professora.

Betania Ramalho falou também que os novos gestores irão acompanhar a chegada de várias ferramentas às escolas nos próximos meses, que auxiliarão no processo de Ensino/Aprendizagem. “Exemplo disso é a compra de 146 novos ônibus, que já começaram a chegar, a implementação do SIGEduc e a entrega de tablets para todos os professores do Ensino Médio, assim como as lousas interativas.  Também precisamos de uma renovação completa da rede elétrica das escolas, para a chegada desses equipamentos, e a UFRN já está fazendo um levantamento da rede de banda larga, que também precisa ser ampliada”, concluiu a secretária.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Fátima Cardoso, também participou da solenidade de abertura e falou que a formação é importante. “É importante, mas é apenas um dos passos de um processo que deve terminar na escola, com o gestor traduzindo o que aprendeu em realidade concreta. O processo termina com as ações empreendidas no interior da escola”, destacou.


De acordo com a professora Elizabeth Jácome, responsável pela Coordenadoria dos Órgãos Regionais da Educação – CORE, da SEEC, o objetivo da formação é ampliar a compreensão das vinculações do fazer pedagógico com a gestão e as práticas sociais, tendo em vista a relevância para a instituição de uma cultura de participação e de decisão colegiada dos rumos da escola.

“O desafio de consolidar uma educação democrática e de qualidade, que estimule uma consciência, aumenta as responsabilidades dos gestores envolvidos no processo educacional, bem como de toda a comunidade escolar. Nesse contexto, rigor e competência são exigidos aos educadores, em especial aos gestores, no papel de agentes transformadores da realidade social”, concluiu Elizabeth.


PROGRAMAÇÃO

28/08
9h – Abertura
10h30 – Conferência de abertura: O perfil do Novo Gestor Escolar, com a professora Drª Adriana Valéria Diniz
11h30 – Debate
14h – Palestra – Gestão de Pessoal: Teoria e prática, com o professor Joaquim Oliveira, secretário adjunto da SEEC.
15h30 – Grupos de Trabalho

29/08
8h – Grupos de Trabalho
10h30 – Palestra: Relações Humanas e Ética no Ambiente do Trabalho, com o professor doutorando Jaime Biella, da UFRN
14h – Palestra: Análise dos Planos de Metas das Escolas – PME/2-12 – Foco no Ensino/Aprendizagem, com o professor Dr. Izauro Beltran, da UFRN
15h30 – Grupos de Trabalho

30/08
8h – Grupos de Trabalho
10h30 – Palestra: Gestão do Patrimônio Público, com Dr. Rinaldo Reis
14h – Palestra: O Papel da liderança na implementação da Gestão Estratégica, com Fernando Antonio Sá Leitão, do SEBRAE
15h30 – Plenária dos Grupos de Trabalho

Seguidores